16 julho 2015

Promip anuncia a aquisição da Insecta Agentes Biológicos

Incorporação faz parte do projeto de crescimento da empresa, que cada vez mais se destaca e chama a atenção de agricultores no mundo todo

A Promip (www.promip.agr.br), uma das empresas de maior destaque no segmento de Manejo Integrado de Pragas e pioneira na produção e comercialização de produtos biológicos contendo ácaros predadores no Brasil, anuncia a aquisição da Insecta Agentes Biológicos. A incorporação deste novo negócio faz parte da estratégia de crescimento da companhia, a qual tem seu alicerce no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para programas de manejo integrado de pragas.

A Insecta é uma empresa de base tecnológica que teve a sua origem associada à Universidade Federal de Lavras (UFLA) e desde 2006 tem se dedicado ao aprimoramento da produção de insumos para a fabricação das vespinhas Trichogramma pretiosum e Trichogramma galloi utilizadas para o controle biológico de diversas pragas tais como a lagarta do cartucho do milho, broca pequena e broca grande do tomate, traça do tomateiro, lagarta falsa medideira da soja, Helicoverpa armigera e Broca da cana-de-açúcar, dentre outras.

“A aquisição da Insecta fortalecerá nosso portfólio de produtos biológicos, o que possibilitará à Promip a composição de pacotes tecnológicos para o manejo integrado de pragas em diversas culturas”, analisa Marcelo Poletti, CEO e um dos co-fundadores da empresa.

Com a aquisição, toda a estrutura da Insecta será transferida de Lavras/MG para a sede da Promip localizada no município de Engenheiro Coelho, região metropolitana de Campinas/SP, com início das atividades previstas ainda para este ano. “A expectativa é que nossa estrutura inicial de produção de Anagasta, principal insumo para a produção de inimigos naturais, esteja completamente instalada e operando até o final de agosto”, afirma Frontino Monteiro Nunes, fundador da Insecta.

Seguindo uma tendência mundial, o uso de produtos biológicos associados a outras estratégias para o controle de pragas tem sido uma prática cada vez mais adotada pelos agricultores brasileiros. Apesar de no Brasil, o uso das vespinhas ter se destacado principalmente na cultura da cana-de-açúcar, para o controle biológico da broca, nos últimos anos o seu emprego tem se expandido para outras grandes culturas como soja e milho, visando o manejo de Helicoverpa armigera e outras pragas.

Sobre a Promip

A Promip, empresa de biotecnologia e manejo integrado de pragas localizada em Engenheiro Coelho, no interior de São Paulo, é a única empresa brasileira com uma biofábrica que produz e distribui produtos biológicos contendo ácaros predadores, que complementam o uso de agroquímicos no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, aumentando a produtividade agrícola.

Fundada em 2006 junto à incubadora ESALQTEc, a Promip desenvolve inovações que aumentam a produtividade agrícola, trazendo soluções complementares ao uso de agroquímicos e transgênicos. Em setembro do ano passado, a Promip recebeu um investimento do Fundo de Inovação Paulista, idealizado pela Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista. Leia mais emmaxpressnet 16/07/2015


16 julho 2015



0 comentários: