12 junho 2015

Grupo francês Up compra Planvale, de cartão-refeição

Leia mais em planvale 12/06/2015
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Francesa UP compra a Planvale e entra no mercado brasileiro de vale refeição

Empresa brasileira faturou R$ 1,7 bilhão no ano passado e tem 1,5% do mercado; meta é atingir 10% nos próximos três anos

O UP Group, uma cooperativa francesa que atua há 50 anos no setor de cartões de serviços e ocupa a terceira posição no ranking mundial do setor, acaba de estrear no País. Após seis meses de prospecção, a empresa comprou a Planvale, empresa nacional especializada na emissão de vales refeição, alimentação, combustíveis e transportes destinados a trabalhadores, além de recarga de créditos para transportes públicos e telefones celulares.

Com 130 funcionários e 700 mil cartões em circulação, a empresa brasileira faturou R$ 1,7 bilhão no ano passado . Por cláusulas contratuais o valor do negócio não pode ser revelado, segundo Luiz Eduardo Costa, sócio da Brasil Par Serviços Financeiros, empresa que assessorou a transação.

"Hoje a Planvale tem 1,5% do mercado brasileiro. A meta dos novos donos é ampliar essa fatia para 10% em três anos", diz Paulo Loffreda. Junto com Sérgio Mota, ele fundou a empresa em 1999. Os antigos proprietários continuarão no negócio até que seja designado o novo presidente. Depois disso, Loffreda e Mota prestarão consultoria no País por dois anos para o grupo francês que fatura € 5,8 bilhões por ano, ocupa a terceira posição no ranking mundial do setor, atrás Sodexo e da Ticket, e hoje está presente em 15 países.

A investida no Brasil ocorre após a empresa ter adquirido uma companhia do setor no México e sinaliza a intenção do grupo de expansão internacional. Segundo Loffreda, o Brasil é peça importante para o UP Group para enfrentar a concorrência da Sodexo. Isso porque o Brasil responde por cerca de 20% a 30% da receita da concorrente. O mercado de cartões de serviços movimenta mais de R$ 30 bilhões por ano no País, segundo fontes do mercado.

Mexida. Para Loffreda, com a entrada do UP Group, o mercado de cartões de serviços deve ter uma "mexida". De acordo com o ranking do Ministério do Trabalho e Emprego, três empresas - Alelo, Sodexo e Ticket - respondem por 82% do mercado. O restante está muito pulverizado e dividido entre mais de 60 empresas.

A consolidação deve se acelerar no setor, prevê Costa. Essa também é a avaliação de Ana Paula Tozzi, presidente da consultoria GS&AGR, braço da GS&MD. A consultora acredita que as empresas médias serão alvo de aquisições pelas gigantes por falta de fôlego financeiro.

É que desde janeiro deste ano, o setor de cartões de serviços, antes regulado pelo Ministério do Trabalho, passou para a esfera do Banco Central (BC). Isso porque, no entendimento do governo, essas empresas atuam como financeiras.

Até o ano passado, essas companhias recebiam o dinheiro das empresas contratantes e tinham cerca de 25 dias para pagar os estabelecimentos, como restaurantes, supermercados, postos de combustíveis, por exemplo. Nesse meio de tempo, conseguiam ganhar dinheiro com a receita financeira porque nem todos os trabalhadores que recebiam esses benefícios gastavam integralmente os créditos, explica a consultora.

A partir deste ano, no entanto, a regulamentação mudou. Gradualmente, as empresas de cartões de serviços terão que fazer um depósito no BC dos valores recebidos dos clientes ou aplicá-los em títulos públicos para garantir os vouchers emitidos. "Agora essas empresas terão que viver de taxas, o que pode não ser tão interessante", diz Ana Paula. Pelas novas regras, em cinco anos, todas as empresas do setor terão de depositar 100% dos valores carregados nos cartões no Banco Central. Na opinião dos especialistas, nem todas as empresas terão fôlego financeiro para se adaptar às mudanças. Márcia De Chiara - O Estado de S. Paulo Leia mais em Planvale 14/06/2015


El grupo Up se implanta en Brasil con la adquisición de Planvale

El grupo Up (anteriormente Grupo Chèque Déjeuner) persigue su desarrollo en América Latina estableciéndose ahora en Brasil. El grupo compra Planvale, actor emergente del mercado de vales de prepago en el Estado de Sao Paulo. Con esta compra, el grupo Up adquiere una nueva dimensión, extendiendo su campo de actuación al continente americano. Leia mais em up-group 03/06/2015

12 junho 2015



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