11 maio 2015

Wappa busca consumidor final

O Wappa, app de táxi inicialmente voltado para empresas, está ampliando sua atuação para explorar o mercado de consumidores individuais.

Com isso, a empresa fundada em 2005 encara um mercado dominado por companhias bem mais jovens, como Easy Taxi e 99Taxis. A Wappa tem entre seus investidores a Rio Bravo e a DGF Investimentos.

"O mercado corporativo foi importante para materializar a nossa estratégia. Agora que temos a musculatura, podemos ir em busca do consumidor individual", diz Armindo Mota Júnior, fundador e executivo-chefe de Wappa, em entrevista ao Valor.

Em 2014, a companhia teve receita de R$ 100 milhões, um valor 10 vezes maior que o das empresas de aplicativos de táxi mais conhecidas no Brasil. Para 2015, a expectativa é dobrar de tamanho.

"Temos possibilidade de dobrar de tamanho por mais uns dois anos até começar a desacelerar. Os aplicativos de táxi estão ajudando a promover o mercado. Antes só tinha a Wappa", disse.

A empresa iniciou o serviço a pessoas físicas pelo exterior. O aplicativo foi lançado há um mês em Portugal. O plano é entrar na Espanha e na França até o fim do ano. O passo seguinte são os Estados Unidos.

No Brasil, o lançamento, antes previsto para abril, foi adiado para junho. Aqui, a Wappa afirma que não quer competir diretamente com Easy Taxi e 99Taxis. A ideia é se concentrar nos funcionários da empresas que já são suas clientes.

"Não queremos virar uma empresa de consumidores, seremos bem mais conservadores que os outros aplicativos", disse Mota.

Os apps de táxi focados em consumidores finais travam uma guerra pela liderança no mercado e conquista de novos usuários. Para isso, abusam das ações promocionais e cupons de desconto, oferecendo até corridas gratuitas.

Em julho de 2014, Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi, afirmou que a empresa havia parado de cobrar no Brasil e que teria cacife para sangrar dinheiro no mercado brasileiro e se manter vivo depois de uma provável carnificina financeira no setor.

"Vai sobreviver quem tiver o bolso mais fundo. Não vai durar muito tempo, não", disparou.
Mesmo com uma visão dita conservadora, a Wappa realizou recentemente sua primeira aquisição, investido na oferta de serviços a empresas. A empresa comprou a Expense Mobility por R$ 5 milhões.

A empresa desenvolve um sistema para gerenciar os quilômetros rodados por equipes de campo. Usando o GPS do celular do funcionário, o sistema acompanha seu deslocamento e ajuda a calcular o valor do reembolso devido. Júlia Merker // Leia mais em Baguete 11/05/2015

==============
Wappa investe R$ 5 milhões na Expense Mobility 

Principal player de gestão de gastos corporativos com corridas de táxi no Brasil, a Wappa investe R$ 5 milhões na Expense Mobility, empresa que gerencia despesas corporativas com quilômetros rodados por funcionários. A ação faz parte da estratégia da Wappa de ampliar sua atuação no mercado B2B, explorando a mobilidade e se posicionando como líder na gestão de diferentes linhas de despesa, sobretudo referentes a transportes. Para a Expense, é um passo importante para acelerar ainda mais o crescimento das operações, já que a empresa passa a ter acesso à carteira de clientes da Wappa, composta atualmente por 2 mil companhias, além de contar com a expertise que a Wappa adquiriu em seus dez anos de mercado.

O valor será utilizado no plano de expansão da Expense Mobility, que inclui investimentos em novas features para a plataforma, ações de marketing e vendas que visam consolidar o pioneirismo e a liderança da startup na gestão de quilômetros rodados e de gastos com notas diversas, como estacionamentos.

Segundo as empresas, a sinergia foi um fator decisivo para firmarem o negócio. “Tanto a Wappa quanto a Expense identificaram oportunidades na gestão de despesas corporativas que sempre ficaram em segundo plano dentro das companhias, mas que ao final do mês faziam muita diferença no orçamento. Além disso, apostaram na mobilidade como forma de impactar positivamente a sustentabilidade financeira das empresas”, destaca Armindo Mota Jr., CEO e fundador da Wappa.

Em consonância, Murilo Thiele, fundador e Diretor Comercial e de Marketing da Expense Mobility, pontua que as empresas têm muita sinergia justamente por entregarem soluções com finalidades muito semelhantes. “A Wappa e a Expense têm em comum o objetivo de ajudar as empresas clientes a terem uma gestão mais eficiente e transparente de suas despesas, simplificando processos internos e inibindo usos indevidos de recursos. Com a tecnologia presente em nossos sistemas, as companhias clientes conseguem reduzir custos de forma inteligente, sem comprometer a produtividade e o crescimento dos negócios, o que tem se mostrado fundamental no atual cenário econômico brasileiro”, enfatiza.

Hoje, em grande parte das empresas, especialmente as que têm uma área comercial, os funcionários pegam táxi ou se deslocam em seus próprios veículos e recebem reembolso dos quilômetros rodados. “Nestes custos, concentram-se oportunidades de negócios. Ratificando nossa posição de vanguarda, mais uma vez lideramos a oferta de novas soluções tecnológicas para o atendimento às demandas do mercado corporativo. A compra da Expense permite a oferta de um serviço diferenciado e mais amplo na gestão de despesas com transporte de colaboradores”, ressalta Mota Jr.

Além de gerenciar reembolsos referentes a quilômetros rodados, a solução da Expense também permite que as empresas tenham um controle mais rígido de reembolsos referentes a outras linhas de despesa, como estacionamento, refeição e hospedagem. “Tudo isso pelo aplicativo, que permite que o usuário fotografe recibos e notas fiscais, justifique os gastos, e envie as informações para o sistema da Expense, que gera relatórios para os gestores”, esclarece Ricardo Gonçalves, fundador e Diretor de Tecnologia da Expense.

O aplicativo da Expense Mobility está disponível para Android e iOS. Além do app, há uma plataforma completa de gestão de despesas e reembolso de quilometragem na web. Fernanda Santos
 Leia mais em startupi 11/05/2015



11 maio 2015



0 comentários: