20 maio 2015

Solução de rastreabilidade da Stefanini amplia participação da empresa no setor de saúde

Investimento no setor de saúde faz parte dos planos estratégicos da multinacional brasileira que pretende dobrar de tamanho até o final de 2016

O setor de Saúde está em constante mudança e um dos seus principais impulsionadores é a tecnologia, que atua como uma aliada na evolução do segmento. Partindo dessa premissa, a Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, intensifica oferta para o setor da saúde com solução de rastreabilidade.

A solução consiste em uma plataforma capaz de controlar uma grande quantidade de ativos (medicamentos) em tempo real, provendo total controle da cadeia. O investimento no setor de saúde faz parte dos planos estratégicos da Stefanini, que anunciou investimento de R$ 400 milhões para dobrar de tamanho até o final de 2016.

De acordo com José Roberto de Oliveira, Head da Vertical Saúde da Stefanini, é possível monitorar minuciosamente, graças à solução, desde a impressão dos códigos nas caixas de medicamento até o momento de uso do produto pelo paciente. “A solução processa bilhões de dados por dia e isso é algo inédito em território brasileiro. Essa volumetria é bastante superior à demanda dos laboratórios brasileiros e a Stefanini é um dos principais players nessa área. Aliás, outro diferencial é que a tecnologia envolvida é 100% da Stefanini e contamos com uma equipe experiente na construção de sistemas críticos”, afirma Oliveira.

A solução de rastreabilidade permite um melhor conhecimento sobre a cadeia logística que envolve a distribuição e venda de medicamentos, abrindo um novo canal para comunicação entre laboratórios e farmácias/distribuidores. Além disso, a plataforma tecnológica é capaz de suportar os programas de relacionamento oferecidos pelos laboratórios. A solução vem atender, também, as normas da ANVISA sobre rastreabilidade de medicamentos descritas na resolução RDC 54/2013.

Toda cadeia é mapeada no sistema e os passos de cada unidade na cadeia de valor são controlados, sendo que indicadores em tempo real são gerados a partir da movimentação dos produtos pela cadeia. Dessa forma, o consumidor tem possibilidade de verificar a autenticidade dos produtos, sendo que as atividades fraudulentas são detectadas e disparam alarmes em tempo real, garantindo a evolução e adequação à regulamentação e volume do mercado Brasileiro.

“A Stefanini é uma empresa tecnológica com mais de 25 anos de mercado e pretende ser um parceiro de longo prazo, investindo fortemente no setor de saúde, além disso, o cliente pode contar com todo o suporte e serviço prestado no Brasil, com processos testados e equipes capacitadas para operação e suporte de sistemas críticos, além de capacidade de adequação às especificidades de cada elo da cadeia e empresa”, finaliza Oliveira.

O processo de implementação da solução consiste na geração ou importação de um código único para cada embalagem de medicamento. Esse código, então, é enviado para a linha de produção para ser impresso nas caixas. A plataforma permite o rastreamento total do medicamento, desde o percurso da embalagem, centro de distribuição ou ponto de venda, notificando em tempo real todo processo de transporte até as condições de uso do medicamento.

Sobre a Stefanini:
A Stefanini (www.stefanini.com) é uma multinacional brasileira com 28 anos de atuação no setor de Serviços em TI. Totalmente verticalizada por segmento de indústrias, a consultoria possui grande expertise no mercado financeiro (atende as dez maiores instituições financeiras do País), telecomunicações, seguradoras e setor público.  Presente em 36 países, sua oferta de serviços abrange Consultoria, Integração, Desenvolvimento de Soluções e Outsourcing para Aplicativos e Infraestrutura; e ainda BPO para processos de negócios. Reconhecida mundialmente, a Stefanini está entre as 100 maiores empresas de TI do mundo (BBC News) e foi apontada como a quarta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral. Leia mais em segs 19/05/2015


20 maio 2015



0 comentários: