13 maio 2015

NeoGrid entra em empresa de rastreamento do BTG

A Rastreabilidade Brasil (R&B) ­ startup de rastreamento de medicamentos controlada pelo BTG ­ ganhou um novo sócio. Trata­se da NeoGrid, empresa de software de gestão da área de logística, que passa a deter 15% do capital da R&B.

Com a transação, os acionistas da empresa de rastreamento reduziram suas participações. O BTG ficou com cerca de 60%, o fundo Arpex (braço do 3G) é dono de uma fatia de 4,24%, o Grupo CCRR (empresa de autoadesivos do Paraná que também tem o BTG como sócio) possui 3,8%, a NeoGrid tem 15% e o restante do capital ficou com os sócios fundadores da R&B.

A chegada do novo acionista não envolve aporte de dinheiro e sim um contrato de prestação de serviços entre a Rastreabilidade Brasil e a NeoGrid. A empresa de software ­ que já tem uma carteira formada por diversas redes varejistas ­ será a responsável por rastrear os medicamentos desde a sua fabricação até a venda para o consumidor final, que pode ser um cliente pessoa ­física ou um hospital. Essas informações são enviadas para a R&B, que armazena os dados em sua plataforma tecnológica.

A Rastreabilidade Brasil foi criada em 2013 para atender a uma nova legislação da Anvisa. Essa norma determina que a partir de 2017 todos os medicamentos precisarão ser acompanhados desde a sua origem até um ano após seu vencimento. "Além do rastreamento, o acordo prevê que poderemos oferecer, no futuro, outros serviços como a gestão inteligente das informações obtidas com o acompanhamento dos medicamentos", disse Moacir Cardoso, CEO da NeoGrid. Essas informações podem ser usadas, por exemplo, para uma reposição mais eficiente dos estoques de remédios.

A criação de uma sociedade entre as duas empresas também reforça os negócios de ambas. O BTG é o maior acionista da Brasil Pharma, rede de farmácia com mais de 1 mil unidades no país, e tem um relacionamento muito próximo com a indústria farmacêutica. A NeoGrid, por sua vez, atua em outros segmentos do varejo como farmacêutico, supermercados, lojas de materiais de construção e eletrônicos. Segundo Cardoso, a NeoGrid atende a 70% do varejo e sua meta é chegar em 2018 com faturamento de R$ 500 milhões. Autor: Beth KoikeFonte: Valor Econômico Leia mais em tudofarma 12/05/2015 

==========
Pacotes de soluções adequam laboratórios à norma [em uma parceria da R&B Rastreabilidade Brasil com a NeoGrid]

Criada há dois anos, a R&B Rastreabilidade Brasil S.A. desenvolveu três produtos que se integram e asseguram o track&trace de cada medicamento produzido pelos laboratórios.

No início do processo, no chão de fábrica, a R&B Rastreabilidade Brasil oferece através do R&BTRACK, soluções de hardware e software (trazidos ao Brasil com parcerias internacionais) que integrados identificam, validam e agregam os IUMs (Identificação Única de Medicamentos).

Esses dados são enviados automaticamente para o DATAFARMR&B, plataforma de armazenamento dos dados de medicamentos, desenvolvido pela R&B Rastreabilidade Brasil para garantir que cada laboratório tenha uma base de dados acessível a Anvisa, onde a confidencialidade das informações e integridade dos dados são garantidas aos fabricantes e à agência reguladora. Na última ponta da cadeia, o R&BCONSUMER é uma tecnologia que mostra ao consumidor final a legitimidade do medicamento, por meio de scanners em displays espalhados pelas farmácias e drogarias, além da plataforma mobile que contempla um aplicativo com uma série de benefícios.

Outro fator que corrobora a eficiência das soluções da R&B Rastreabilidade Brasil foi a parceria firmada com a Neogrid, referência em serviços de Supply Chain no mercado brasileiro, para garantir que todo o processo de distribuição também conte com o contínuo controle de rastreamento dos medicamentos. A Neogrid trabalha para 37 redes de varejo, mais de 14 mil pontos de venda e 57 atacados e distribuidoras. Leia mais em Neogrid 14/01/2015


13 maio 2015



0 comentários: