16 março 2015

PME precisa se preparar para mercado de capitais

Entidades defendem a melhor adequação das empresas a normas e procedimentos

O Brasil tem hoje cinco milhões de pequenas e médias empresas e desse total 40 mil podem acessar o mercado de capitais nos próximos anos se estiverem bem preparadas para isso. A afirmação é do ex-presidente da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap) e sócio da DGF Investimentos, Sidney Chameh.

De acordo com o executivo, no entanto, o segmento de private equity não terá condições de suprir toda esta demanda. "Temos um potencial grande, mas o segmento de private equity não vai conseguir dar conta sozinho. Ocapital que está disponível é para bons negócios e empresas que estão preparadas para este passo", diz.

Chameh ressalta que é muito difícil para o fundo escolher as empresas que irão receber aporte financeiro. De acordo com ele, a Abvcap sempre teve uma preocupação de criar programas de aculturamento para que os empresários também tenham condições de escolher um fundo. "Não adianta apenas o fundo escolher a empresa, a empresa também tem que escolher o fundo. É um casamento, as duas partes têm que querer. Não existe receita de bolo, vai da visão do empresário de querer crescer, aumentar o negócio e estar disposto a ouvir melhores cabeças ou cabeças diferentes", diz.

O presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri), Geraldo Soares, ressalta ainda que a questão da cultura ainda é uma barreira e é preciso que o empresário entenda como controlar as informações. Ele destaca que a função de relação com investidor é umconceito que precisa estar dentro da empresa desde o seu nascedouro. "Não estamos discutindo se vai ter um profissional ou um departamento dentro da empresa e, sim, a atividade, como colocar a informações desde o início da empresa. Esse planejamento, com certeza, vai permitir que o empresário tenha mais condições de negociar em todas as esferas que precisar", diz. Soares acrescentou ainda que hoje o número de companhias listadas na BM& FBovespa é muito pequeno. "Será um grande desafio para nós atrair as pequenas e médias empresas para este mercado", diz.

A questão de informação, governança, compliance, capacitação e inovação, foram algumas das dificuldades apontadas pelos executivos para mostrar os desafios pelos quais os pequenos e médios empresários precisam passar para estarem preparados para crescer via capital de terceiro.

O representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fernando Antunes O. Mantese ressaltou algumas das barreiras de acesso ao mercado de capitais. Do lado da demanda, ele lembrou que há uma cultura forte de renda fixa e baixa propensão ao risco, fundos de investimentos de curto prazo e alta liquidez e baixa poupança interna. Emtermo de oferta, a governança e o compliance foram os destaques. "Ainda há dificuldade na questão da maturidade dos processos internos e no cumprimento do compliance. O que vemos, é a concentração em grandes ofertas de grandes empresas", diz. Por Alessandra Taraborelli | Brasil Econômico - Leia mais em resenhaeletronica 16/03/2015

16 março 2015



0 comentários: