08 março 2015

CIO exerce papel crítico na preparação de empresas para IPO

Executivo deve ser responsável por organizar a casa na parte tecnológica para evitar problemas e até mesmo contribuir para a valorização das ações

Com a execução de uma empresa cada vez mais entrelaçada com a tecnologia, os CIOs passam a desempenhar um papel ativo e crucial nos grandes eventos contábeis de suas empresas, como IPOs e fusões e aquisições. Para se ter uma ideia, somente neste ano, mais de 200 empresas devem se tornar pública nos Estados Unidos, de acordo com o rastreador de IPO Renaissance Capital.

Nessas companhias, um perfil tecnológico acima da média do mercado pode impactar no valor das ações. Com a expectativa de crescimento de IPOs neste ano, CIOs têm nos próximos meses um intenso período de verificações de segurança, inventários de software e hardware, entre outras atividades.

Em entrevista ao jornal The Wall Street Journal, Dewey Ray, presidente da empresa de consultoria Cognitive Diligence, aconselha que os líderes de TI preparem-se ao menos seis meses antes do IPO para se certificar de que os sistemas vão produzir os dados necessários sem problemas.

Lise Buyer, fundadora e sócia da Classe V Group, empresa de aconselhamento de IPO, alerta ainda que os sistemas que não forem testados antes da abertura de capital podem causar problemas pós-IPO e refletir na queda de ações. E segurança nesse cenário é um item crítico e não pode ser deixada de lado.

A Voya Financia, empresa financeira, tornou-se pública em 2013, mas o trabalho do CIO Gary Baxter começou dois anos antes. A companhia preparou a casa para o que viria a seguir. Para isso, a Voya implementou um software da Oracle para apoiar princípios de contabilidade e converter registros em dólares.

O executivo também criou contas mensais para grupos empresariais, mostrando os custos para os serviços de tecnologia que eles usavam. Isso o ajudou a contabilizar os gastos com TI e fortalecer o valor da área. Leia mais em IT Forum 365 06/03/2015

08 março 2015



0 comentários: