23 fevereiro 2015

Samsung compra fabricante de baterias para carros elétricos

A Samsung confirmou nesta segunda-feira, 23, a compra de uma parte da gigante Magna International, multinacional que fornece componentes para diversas fabricantes de automóveis pelo mundo. A parte adquirida pela coreana é especificamente a divisão de baterias para veículos elétricos.

A aquisição será integrada à Samsung SDI, a divisão de produção de componentes do conglomerado. A empresa espera se posicionar estrategicamente para um provável “boom” do mercado de veículos elétricos que se aproxima.

A Samsung já era uma presença de peso neste mercado, no entanto. Recentemente, a coreana havia firmado um acordo com a BMW para fornecer as baterias que serão a fonte de energia dos veículos i3 e i5.

É impossível, no entanto, não comparar o esforço da Samsung com o da Apple. Na última semana ganhou muita força e ficou praticamente confirmado o interesse da maçã em criar seu próprio veículo elétrico, contratando vários engenheiros especializados da A123, outra companhia especializada em baterias para carros elétricos, e até sofrendo um processo por isso.

Quem acompanhou mais de perto os rumores sobre o carro da Apple também deve se lembrar que a Magna International teria sido uma das companhias com as quais a maçã entrou em contato antes de iniciar o projeto.

A compra pela Samsung ressalta uma estratégia que tem dado certo pela coreana, de entrar em novos mercados criando os componentes de que todos precisam e lucrar com isso, como nota o Engadget. A empresa já fez isso com componentes de celular, sendo, inclusive, parceira de longa data da rival Apple o que garantiu uma excelente posição no mercado. Portanto, é bem possível que seu futuro veículo elétrico utilize tecnologia da Samsung. Leia mais em olhardigital 23/02/2015

23 fevereiro 2015



0 comentários: