25 fevereiro 2015

Inbatec: empresa incubada recebe seu primeiro aporte de venture capital

TbitCom foco no segmento do agronegócio, a Tbit Tecnologia e Sistemas, empresa incubada na Inbatec/UFLA, acaba de receber seu primeiro aporte de venture capital através do fundo FIMA, da Inseed Investimentos. A empresa pode receber até R$ 4 milhões, em intervalos pré-definidos.

O aporte funciona como uma espécie de venda. O fundo compra uma porcentagem da empresa, que se torna uma S/A (Sociedade Anônima), e passa a fazer parte do quadro societário, tendo, ainda, representantes no conselho administrativo da empresa. Além disso, a equipe de aceleração do fundo passa a acompanhar o processo de crescimento da instituição.

A Inseed, que procura por empresas que se encaixam em seu perfil, conheceu a Tbit por indicação da Endeavor, organização que incentiva empresas a crescerem e que conta com a Tbit em um de seus programas de aceleração, o Promessas. A partir de um contato inicial, a startup lavrense passou por um extenso período de avaliação, no qual vários aspectos foram analisados.

Sobre as novas mudanças que irão ocorrer em virtude deste aporte, Igor Chalfoun, sócio da Tbit, disse que “foi desenvolvida uma tese de investimento e nela foram esboçados os investimentos necessários. Eles estão distribuídos na estruturação de várias áreas da empresa, tais como formação da equipe de vendas, reestruturação da equipe de gestão, formação de uma equipe de P&D, investimentos em branding e marketing, investimento em equipamentos, etc.”.

A expectativa é que, com a entrada da Inseed como sócia da empresa, “nosso crescimento ocorrerá de forma muito mais acelerada. O importante num investimento de venture capital é que não é apenas o aporte financeiro, mas toda uma estrutura que o fundo provém à empresa, auxiliando-a em seu direcionamento e em seu crescimento verticalizado”, informa Chalfoun.

Tbit

A Tbit é uma empresa de base tecnológica, incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec), que busca através de seus produtos, revolucionar a maneira de se avaliar a qualidade e os parâmetros de sementes, grãos e plântulas, tudo isso através de um inovador sistema de análise por imagens.

É constituída por uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente qualificados, dedicados e apaixonados pelo que fazem. Localizada dentro do Campus da Universidade Federal de Lavras, possui contato direto com as mais recentes novidades do agronegócio nacional e tem seu desenvolvimento apoiado por parcerias com empresas e instituições como: SEBRAE, FAPEMIG, CNPQ, Microsoft e Intel.

Inbatec

A Inbatec é o órgão responsável pelo processo de incubação de empresas de base tecnológica e pelo desenvolvimento da cultura empreendedora no âmbito da UFLA. Durante o processo de incubação, as empresas selecionadas são abrigadas e recebem apoio e orientação para se desenvolver. Os empreendimentos de base tecnológica são aqueles cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, nas quais a tecnologia representa um alto valor agregado.

Vinculada ao Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec), a Inbatec apoia empreendimentos relacionados à comunidade universitária: de alunos de graduação e de pós-graduação da UFLA; pesquisadores, docentes e técnicos administrativos; servidores públicos ativos e iniciativos; e empreendedores da iniciativa privada, desde que estejam associados com algum membro da comunidade universitária. Leia mais em ufla 13/01/2015

25 fevereiro 2015



0 comentários: