13 fevereiro 2015

F&A em Energia têm segunda maior alta dos últimos vinte anos

O total de fusões e aquisições realizadas pelas companhias de energia no decorrer do ano passado teve um aumento de 69,6% se comparado com 2013. Ao longo de 2014 foram realizadas 56 operações contra 33 no acumulado do ano anterior. Esse foi o segundo maior número de transações concretizadas no setor durante os últimos vinte anos, ficando atrás apenas de 2006 quando foram contabilizadas 61 negociações desse tipo. Os dados constam em uma pesquisa realizada pela KPMG com 43 setores da economia.

O levantamento indica ainda, que entre as 56 fusões e aquisições concretizadas pelas companhias de energia ao longo do ano passado, 29 foram do tipo doméstica, 14 CB1, duas CB2, quatro CB3 e sete do tipo CB4.

“Esse movimento de alta no número de fusões e aquisições já era esperado para o setor. O segmento está passando por um momento de consolidação por parte dos players que buscam reduzir os custos e aumentar a sinergia das operações, motivados pela redução de receita posterior à MP579/Lei 12783,” analisa a sócia da KPMG Vânia Souza.

Legendas
Transações Domésticas: entre empresas de capital brasileiro
CB1: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
CB2: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior.
CB3: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
CB4: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
CB5: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no exterior.

Sobre a pesquisa
A Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil é realizada trimestralmente e apura as operações efetivamente concluídas e divulgadas que envolvam empresas estabelecidas ou com presença no País. Leia mais em maxpressnet 12/02/2015

13 fevereiro 2015



0 comentários: