20 janeiro 2015

Investidor pede fusão das cadeias Staples e Office Depot

Staples: fusão traria sinergias de pelo menos 2 bilhões de dólares

O investidor ativista Starboard Value LP pediu a fusão das cadeias de materiais de escritório Staples e Office Depot, argumentando que a empresa combinada teria maior economia.

O fundo de hedge detém participação de 5,1 por cento na Staples desde o mês passado e elevou a participação na Office Depot para cerca de 10 por cento.

A fusão traria sinergias de pelo menos 2 bilhões de dólares, mais que duplicando os lucros operacionais, afirmou o fundador e presidente-executivo da Starboard, Jeffrey Smith, em carta ao presidente-executivo da Staples, Ronald Sargent, nesta terça-feira.

"Se ficar claro para nós que você não tem nenhuma intenção de levar a sério esta oportunidade única e altamente atraente, ficará claro que uma mudança significativa de liderança será necessária para a Staples", disse Smith.

A Staples, cadeia de materiais para escritório e líder do mercado dos Estados Unidos, disse que se encontrou com a Starboard Value para discutir as ideias, e considera cuidadosamente medidas que possam criar valor para os acionistas.

Office Depot disse que não comenta rumores e especulações.

Uma fusão ajudaria a conter a intensa competição de lojistas online, como a Amazon.com, e de grandes varejistas, como o Wal-Mart Stores, que vendem os mesmos produtos mas por um preço menor.

A magnitude do valor criado a partir de uma combinação seria muito superior a qualquer coisa que uma das empresas poderia atingir de forma independente, disse Smith. Reuters Leia mais em exame 20/01/2015

20 janeiro 2015



0 comentários: