12 dezembro 2014

Zap compra a Pense e Cade já aprovou

Pioneiro no mercado de classificados on-line, o Zap Imóveis, do Grupo Globo, acaba de adquirir o Pense Imóveis, da e.Bricks, braço de negócios digitais do grupo RBS, com forte presença nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A operação, cujo valor não foi divulgado, foi aprovada ontem pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).  Leia mais em Valor Econômico 12/12/2014
=========

Zap confirma compra do Pense Imóveis
Agora é oficial. O Cade aprovou a venda do Pense Imóveis, portal de venda de imóveis do Grupo RBS, para o Zap Imóveis, braço de vendas imobiliárias do Grupo Globo, da qual a RBS é a transmissora para o Sul do Brasil.

A operação, cujo valor não foi divulgado, foi aprovada ontem pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A informação foi divulgada pelo vice-presidente executivo do Grupo Globo, Jorge Nóbrega, ao jornal Valor.

O anúncio confirma a informação divulgada em novembro pelo Baguete, que ouviu de fontes de mercado que o grupo gaúcho estaria se desfazendo das operações do Pense - Pense Imóveis, Pense Carros e Pense Empregos - que integram a e.Bricks, divisão de negócios digitais da RBS.

Conforme apurado pela reportagem, a parte editorial do Pense Imóveis - site e revista - foi absorvida por outros setores da RBS, como a Zero Hora, enquanto a parte de tecnologia do site seria absorvida pelo Zap.

Isso vem a calhar com os recentes esforços do Zap, que vem trabalhando no desenvolvimento de ferramentas baseadas em Big Data e georreferenciamento para auxiliar em seus mecanismos de venda.

De acordo com fontes ligadas ao grupo RBS, o Pense Carros pode ser incorporado pelo portal Blu Carros, site catarinense de classificados de veículos fundado em 2003 e adquirido pela RBS em 2013. O Pense Empregos, site criado em parceria pela RBS e Catho em 2011, corre risco de ser desativado. Entretanto, o futuro dos dois sites ainda é incerto.

Segundo Nóbrega, a compra do Pense Imóveis é parte da estratégia de expansão nacional do Zap, que está presente em 19 Estados. Boa parte destas operações foram abertas no último ano, quando o site intensificou suas ações de crescimento.

A estimativa de crescimento da companhia  para 2014 é de 38%, com planos de subir este percentual para 45% no próximo ano.

"O foco é em crescimento rápido e o Pense Imóveis foi uma dessas oportunidades", diz Nóbrega, que não descarta a aquisição de outros ativos com o mesmo perfil. A empresa concorre com outros portais nacionais como VivaReal, Trovit e ImóvelWeb. Por Leandro Souza Leia mais em Baguete 12/12/2014 15:19



12 dezembro 2014



0 comentários: