04 dezembro 2014

Startups brasileiras cresceram em cenário de incertezas, revela estudo

Movimentado por fusões e grandes investimentos, o mercado de serviços de TI registrou um crescimento de 8,7% no país no último anoFoto: DivulgaçãoMovimentado por fusões e grandes investimentos, o mercado de serviços de TI registrou um crescimento de 8,7% no país no último ano
Movimentado por fusões e grandes investimentos, o mercado de serviços de TI registrou um crescimento de 8,7% no país no último ano, de acordo com pesquisa realizada pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. O dado divulgado recentemente leva em consideração o período compreendido entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014, na comparação com os últimos 12 meses.

Líder no serviço de delivery de comida pela internet na América Latina, o PedidosJá corrobora o resultado da pesquisa. O crescimento na área tem impactado na expansão da plataforma no país, uma vez que, mais de 60% dos pedidos são realizados por meio do aplicativo para celular. “Apenas neste ano duplicamos a quantidade de estabelecimentos em nosso portfólio, hoje são 6 mil restaurantes cadastrados no Brasil e estamos presentes em 60 cidades brasileiras”, exalta Deborah Machado, Analista de Marketing do PedidosJá. A plataforma conta com 15 mil estabelecimentos em 11 países e as opções vão desde pequenos estabelecimentos até mesmo grandes redes como Subway, Tollocos, BlackDog, Flying Sushi, entre outros.

Mesmo posicionado num mercado considerado consolidado e muito competitivo, o Taxijá - aplicativo de chamada de táxi do UOL - está conseguindo alcançar um progresso constante e tem acompanhado o crescimento da aérea devido a mobilidade urbana. “Além da segurança obtida por meio do uso da plataforma, há uma questão de sustentabilidade nos grandes centros urbanos”, acredita Alexandre Martins, diretor de marketing do Taxijá. Presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Brasília, o Taxijá, assim como outras plataformas de serviços de TI, percebeu um crescimento sazonal devido ao Natal que já se iniciou em meados de novembro. Até o momento, foi registrado um crescimento de 37% em relação ao mesmo período do ano passado (15/11 - 30/11).

O percentual de aumento não está ligado apenas às empresas já estabelecidas no mercado, mas é refletido também nas plataformas em ascensão, como o caso do organizador social de viagens Planedia. No primeiro semestre do ano, a startup triplicou a capacidade de servidores contratados devido a grande demanda de usuários trafegando pelo site. “Implementamos novas ferramentas de gestão de equipe e tarefas e estamos aproveitando esse bom momento de ofertas de novos serviços para experimentar novas ferramentas de controle de tráfego”, explica Bia Rodrigues, diretora de marketing da Planedia. Criado para facilitar o processo de planejamento de viagens, o site permite aos usuários comprar as passagens áereas, reservar hotéis e organizar o roteiro de atrações a serem visitadas com a ajuda dos amigos.

Em um comunicado oficial de imprensa que divulgou o estudo, o analista sênior de pesquisas da IDC Brasil, Renato Rosa, considera que apesar da instabilidade econômica, a inflação, o carnaval tardio, a Copa do Mundo e as incertezas com o período eleitoral, foi um bom desempenho. "Os serviços de TI vêm apresentando taxas de crescimento de 3 a 4 vezes superiores às do PIB Brasil, mostrando a disposição dos players em atender às demandas", diz em texto oficial. Para o próximo ano, a perspectiva da IDC Brasil é otimista. "Passado o período de incertezas políticas, acreditamos que teremos um período bastante promissor", diz Rosa. or Nicole Ongaratto (Redação- Agência IN) Leia mais em investimentosenoticias 03/12/2014

04 dezembro 2014



0 comentários: