12 novembro 2014

Cosan planeja desmembrar negócio de gás em nova companhia

A administração da empresa de energia Cosan planeja separar seu negócio de distribuição de gás por meio de uma nova companhia que seria a controladora da Comgás, segundo fato relevante divulgado nesta terça-feira.

A proposta ocorre pouco tempo depois de a Cosan desmembrar também sua divisão de logística, criando a Cosan Log, que estreou na Bovespa no início de outubro.

Caso a nova operação seja aprovada, será criada uma empresa chamada Distribuição de Gás Participações, que terá capital aberto, ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa, mantendo o controle da Comgás.

A Cosan detém ainda 50 por cento da joint venture Raízen, maior produtora de açúcar e etanol do Brasil, em parceria com a Shell.

O grupo Cosan Limited passará a contar, portanto, com três segmentos: energia (incluindo produção e comercialização de açúcar, etanol, combustíveis e lubrificantes), além de logística e gás natural.

A Cosan disse, no fato relevante, que a operação segue "o processo de segmentação dos negócios investidos pela Cosan Limited, dando mais foco operacional e maior flexibilidade de investimento aos acionistas das empresas listadas no Brasil."

O atual diretor-presidente da Cosan, Marcos Lutz, deverá deixar o cargo e ocupar a mesma posição na controladora Cosan Limited, com o bilionário Rubens Ometto como presidente do conselho de administração.

O mesmo deverá acontecer com o diretor financeiro da Cosan, Marcelo Martins. Eles continuarão a atuar nos Conselhos de Administração da Energia, e da Logística, bem como da Distribuição de Gás Participações, caso esta venha a ser criada.

As diretorias das empresas de Logística, Energia e Distribuição de Gás serão anunciadas dentro do período da formalização da mudança na administração.

Tal mudança da administração será implementada no primeiro trimestre de 2015 e independe da criação da Distribuição de Gás Participações.

A separação da empresa de gás precisa ser autorizada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), por determinados detentores de bônus da Cosan e outros credores e pela assembleia de acionistas da Cosan.

A atual dívida da Cosan deve ser alocada entre a Distribuição de Gás Participações e a própria Cosan, de forma a equilibrar a estrutura de capital destas companhias, sem que haja garantia por parte da Cosan Limited, segundo o fato relevante. (Por Gustavo Bonato) Reuters Leia mais em Uol 12/11/2014

12 novembro 2014



0 comentários: