21 setembro 2014

11 perguntas para saber se sua empresa está lucrando ou não

Especialista em finanças lista alguns questionamentos para saber se a sua pequena empresa está realmente lucrando ou só parece que está
Como saber se sua empresa está lucrando ou só parece que está
Respondido por Luiz W. Jung, especialista em finanças

O que é lucro para você? É a diferença entre os ingressos e saídas de dinheiro no caixa? O lucro não é apurado no momento em que o caixa da empresa é afetado, ou seja, no recebimento de uma venda, pagamento de uma compra, ingresso do valor de um empréstimo, pagamento das parcelas de um financiamento e outros eventos financeiros.

Na apuração do lucro (ou prejuízo) das organizações, a receita é reconhecida independentemente do seu recebimento e a despesa independentemente do seu pagamento. O lucro depende da ocorrência de eventos econômicos, que podem não representar ingressos ou saídas de caixa naquele momento.

Por exemplo, em uma venda com prazo de recebimento em 90 dias, mas com a entrega do produto no ato, a receita será reconhecida na entrega do produto ao cliente e não 90 dias depois.

Respondida a questão inicial, podemos compreender melhor se a sua pequena empresa está realmente lucrando ou só parece que está. Para isso, é importante analisar algumas situações:

1. Você está fazendo o preço de venda. Será que o mercado está disposto a pagar o preço que é o ideal para você? É preciso verificar se não existe nenhum produto ou fornecedor concorrente que venda a preço menor.

2. A estrutura tributária considerada na composição do preço reflete as últimas alterações da legislação?

3. A composição do custo do produto é correta? Todos os custos diretos e indiretos devem ser considerados nesse cálculo.

4. Qual é o tratamento dispensado aos custos indiretos de fabricação? Verifique se é um rateio clássico e se as bases estão corretas. Veja também se não há risco do rateio privilegiar determinado produto em detrimento de outro produzido com os mesmos recursos.

5. Você sabe o que é margem de contribuição? Promova uma análise do seu mix de produtos sob este enfoque. Pode ter surpresas!

6. Você analisa de forma diferenciada as despesas fixas dedicadas e não dedicadas a determinadas atividades e setores?

7. Todas as receitas e despesas estão devidamente consideradas na apuração do resultado econômico?

8. Como você avalia e controla os seus estoques?

9. A depreciação dos bens do ativo imobilizado é reconhecida? Lembre que esta é uma despesa que não gera saída de caixa.

10. Os empréstimos e financiamentos são atualizados mensalmente para refletir o saldo real do endividamento?

11. A despesa com pro labore reflete o valor real de remuneração que seria paga a um profissional contratado que ocupasse o cargo que hoje é ocupado por um dos sócios?

As possíveis observações não se encerram com esta lista. Como se percebe, para saber se sua empresa está lucrando é necessário conhecer muito bem aspectos externos à sua operação e, profundamente a sua atividade.

É possível que você tenha terminado esta leitura com mais dúvidas do que tinha ao iniciar. Se foi assim, ótimo! Certamente vai analisar com mais detalhes alguns aspectos que não estão muito claros na sua empresa e que podem mascarar seu lucro efetivo.

Luiz W. Jung é especialista em finanças e sócio da Moore Stephens Auditores e Consultores. Editado por Camila Lam, Leia mais em exame 10/09/2014

21 setembro 2014



0 comentários: