14 agosto 2014

Grupo Sextante compra 50% da editora L&PM

Editora de autores best-sellers como Nicholas Sparks, Dan Brown, Ken Follet e Paulo Coelho, a carioca Sextante anunciou nesta quinta-feira, 14, a compra de 50% da gaúcha L&PM, uma das mais tradicionais do Brasil e também uma das responsáveis pela consolidação do livro de bolso no País. Trata-se de um movimento que tem se tornado comum no mercado editorial internacional e nacional e é visto como uma opção de sobrevivência para editoras independentes ou de pequeno porte, que fazem um bom trabalho editorial, mas não conseguem ser competitivas comercialmente.

Em março, o grupo Penguin Random House adquiriu os selos do grupo Santillana na Espanha, Portugal, América (língua espanhola) e Brasil. Aqui, o resultado foi a fusão da Companhia das Letras, que 2012 vendeu 45% de seu controle para a Penguin, com a Objetiva, que em 2005 transferiu 75% de seu controle para a Santillana. No final de 2012, a Paz e Terra, dona de um importante catálogo na área de humanidades, foi comprada pelo grupo Record, que já tinha adquirido, em 2010, a Verus.

Em comunicado, Ivan Pinheiro Machado, um dos criadores da L&PM, disse que o maior objetivo da união é justamente fortalecer sua editora para que ela possa "conquistar ainda mais espaço e poder de competitividade no mercado brasileiro". Há um ano, numa tentativa de se mostrar mais nacional, a gaúcha transferiu parte de sua operação para São Paulo.

"Acreditamos neste projeto, nesta editora e no potencial de crescimento deste mercado. O valor do livro de bolso e a quantidade de pessoas que ele atinge são imensuráveis, o que nos deixa ainda mais felizes em fazer parte desta sociedade, desta história", disse Tomás da Veiga Pereira, um dos sócios da Sextante, no comunicado.

A L&PM, porém, não lança apenas livros em bolso. Em seu catálogo, estão obras de autores brasileiros como Moacyr Scliar, Millôr Fernandes, Mario Quintana e Martha Medeiros e estrangeiros como Charles Bukowski e Pablo Neruda. A editora tem se empenhado, ainda, em lançar a obra de Sigmund Freud em novas traduções.

A Sextante foi criada em 1998 por Marcos Pereira e Tomás da Veiga Pereira, netos do editor José Olympio, e começou publicando obras de autoajuda e espiritualidade. Os editores tiraram a sorte grande ao comprar, por pouco mais de US$ 10 mil, os direitos de publicação de O Código Da Vinci, um dos maiores best-sellers da história do mercado editorial. A Sextante detém, ainda, 50% da Intrínseca, outra editora best-seller, e é responsável por sua área comercial. Por Maria Fernanda Rodrigues | Estadão | leia mais em Yahoo 14/08/2014




14 agosto 2014



0 comentários: