11 agosto 2014

Cutrale e Grupo Safra fazem oferta por Chiquita Brands

Chiquita, sediada em Charlotte, na Carolina do Norte, está tentando fechar um acordo de fusão com a Fyffes, de Dublin

Trabalhadores na linha de produção da fábrica de suco de laranja da Cutrale, em Araraquara
Cutrale: oferta será de 13 dólares por ação em dinheiro para os acionistas da Chiquita
Nova York - A empresa brasileira de sucos Cutrale, uma das maiores do mundo em seu segmento, e o Grupo Safra fizeram proposta para comprar a norte-americana Chiquita Brands em uma operação de 610,5 milhões de dólares em dinheiro, entrando na competição contra um acordo proposto pela companhia irlandesa de frutas tropicais Fyffes Plc.

A oferta ocorre quando a Chiquita, sediada em Charlotte, na Carolina do Norte, está tentando fechar um acordo de fusão com a Fyffes, de Dublin, na Irlanda, anunciado pelas duas companhias em março.

O valor de mercado combinado da Chiquita e da Fyffes está atualmente perto de 1 bilhão de dólares.

A Cutrale, de Araraquara (SP), e o Grupo Safra, do banqueiro Joseph Safra, disseram que sua oferta será de 13 dólares por ação em dinheiro para os acionistas da Chiquita, um prêmio de 29 por cento sobre o valor de fechamento da companhia na sexta-feira.

As ações da Chiquita subiram mais de 30 por cento em resposta à oferta concorrente. Elas eram negociadas acima de 13 dólares às 13h50 (horário de Brasília), indicando que os investidores esperam uma batalha de ofertas pela companhia.

As ações da Fyffes, em contrapartida, caíram mais de 13 por cento nesta segunda-feira.

A Cutrale e o Safra disseram que sua proposta foi enviada para o conselho de diretores da Chiquita e que pediram à companhia para iniciar negociações que poderão levar a um acordo de aquisição definitivo.

Cutrale e Safra disseram que esperam uma resposta da Chiquita até sexta-feira.

Sob o acordo com a Fyffes, a nova empresa deveria ser listada em Nova York, mas baseada na Irlanda por questões fiscais.

Porta-vozes da Chiquita não estavam imediatamente disponíveis para comentar. A Fyffes declinou comentar.

O mercado global de bananas, 7 bilhões de dólares, é controlado pela Chiquita, a Fresh Del Monte Produce, a havaiana Dole Food Company e a Fyffes. Olivia Oran, Martinne Geller e Greg Roumeliotis, da Reuters | Leia mais em exame 11/08/2014

========================

Grupo Safra e empresa de sucos oferecem US$ 611 mi por produtora de bananas nos EUA

A empresa de sucos de laranja Cutrale e o Grupo Safra anunciaram nesta segunda-feira em um comunicado que pretendem comprar por 611 milhões de dólares a produtora americana de bananas Chiquita Brands International

Os grupos Cutrale, um dos maiores exportadores de sucos do Brasil, e o banco de investimento Safra ofereceram 13 dólares por ação por todos os papéis da Chiquita, valor 29% superior à cotação das ações da empresa na última sexta-feira.

As empresas brasileiras afirmaram que a aquisição da Chiquita vai contribuir com "uma vasta experiência em todos os setores da cadeia produtiva de sucos e frutas" e que ofereceram aos acionistas um valor superior àquele negociado na bolsa.

A oferta coloca em xeque a fusão da companhia norte-americana com a irlandesa Fyffes. Anunciada em março, essa fusão resultaria na maior produtora de bananas do mundo, com uma receita anual de 4,6 bilhões de dólares. Com a operação, a Chiquita poderia mudar sua sede para a Irlanda, onde pagaria menos impostos.

Um encontro entre os acionistas da Chiquita e da Fyffes para discutir o assunto está programado para o dia 17 de setembro.

A oferta brasileira, contudo, desafia a fusão. Os grupos Cutrale e Safra afirmam que sua proposta é "claramente mais favorável aos acionistas da Chiquita do que a fusão com a Fyffes".

As ações da Chiquita tiveram alta de 31%, negociadas a 13,20 dólares depois do anúncio da oferta. AFP | Leia mais em Uol 11/08/2014

11 agosto 2014



0 comentários: