22 agosto 2014

Andrade Gutierrez e Alstom criam joint venture

A Andrade Gutierrez e a francesa Alstom anunciaram nesta sexta-feira, 22, a criação de uma joint venture para atuar no mercado de produção de torres de aço para aerogeradores, equipamento utilizado em parques eólicos. As duas companhias investirão aproximadamente 30 milhões de euros na construção de uma fábrica no município de Jacobina, na Bahia, que terá 51% de participação da Andrade Gutierrez e 49% da Alstom. A joint venture receberá o nome de Torres Eólicas do Nordeste (TEN).

A unidade terá capacidade para produzir anualmente 200 torres metálicas e deverá ser inaugurada no segundo semestre deste ano. A previsão das companhias é de que sejam gerados 250 empregos diretos e 600 indiretos.

A escolha do local foi determinada pela proximidade com o mercado consumidor, já que o transporte de equipamentos dessa natureza é um dos fatores de competitividade ao projeto. "É muito importante para os clientes locais contarem com fornecedores próximos de seus parques eólicos. Isso reduz os custos logísticos, tempo de entrega e aumenta a garantia de segurança no transporte deste grande equipamento. Isso traz ainda mais eficiência aos processos", destacou em nota o presidente da Alstom Brasil, Marcos Costa. As companhias lembram que 80% dos parques eólicos nacionais ficam localizados na região Nordeste.

Esta será a terceira unidade eólica da Alstom na América Latina. A primeira foi inaugurada em 2011, em Camaçari (BA), para a fabricação de naceles, e a segunda em 2013, em Canoas (RS), para a fabricação de torres a serem utilizadas no sul do Brasil e em países vizinhos como Argentina, Chile e Uruguai. Por André Magnabosco | Estadão Leia mais em Yahoo 22/08/2014


22 agosto 2014



0 comentários: