17 julho 2014

Petrobras negocia venda de 40% na Gasmig para Cemig

Petroleira informou que medida está em linha com seu plano de desinvestimentos

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira que está em negociação com a Cemig para vender sua fatia de 40 por cento na distribuidora de gás natural Gasmig.

No comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a petroleira estatal informou que a medida está em linha com seu plano de negócios, que prevê desinvestimentos de ativos no país e no exterior.

De acordo com a Petrobras, a Gasmig é a concessionária exclusiva de distribuição de gás natural canalizado em Minas Gerais e responsável pela distribuição de 4,1 milhões de metros cúbicos por dia por uma rede de cerca de 850 quilômetros de gasodutos. Reuters | Leia mais em exame 16/07/2014
===================

Petrobras vende fatia de 40% na Gasmig para Cemig por R$600 mi

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a venda da participação acionária de 40 por cento da empresa na Gasmig para a Cemig, em negócio de 600 milhões de reais, segundo comunicado divulgado pela estatal federal nesta sexta-feira.

A Gasmig, concessionária exclusiva de distribuição de gás natural canalizado no estado de Minas Gerais, é responsável pela distribuição de um volume de 4,1 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural, através de uma rede de mais de 850 km de gasodutos.

A operação faz parte da reestruturação do portfólio da Petrobras na área de Gás e Energia, no âmbito do Plano de Negócios e Gestão 2014-2018, que contempla uma série de desinvestimentos.

A Petrobras disse ainda que é a fornecedora do gás natural comercializado pela Gasmig, por meio de contratos de longo prazo, e que a transação não terá impacto sobre esses acordos.

A Cemig, empresa de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, entre outros negócios em Minas Gerais, é a atual controladora da Gasmig, com 59,57 por cento das ações.

De acordo com a petroleira, o Plano de Negócios da Gasmig contempla, além da expansão da rede atual de distribuição, a construção de um gasoduto de distribuição de cerca de 500 km até Uberaba, para o atendimento da demanda no Triângulo Mineiro e da região Centro-Oeste de Minas Gerais.

A Gasmig também deve garantir o suprimento de 1,25 milhão metros cúbicos/dia para a futura planta de fertilizantes da Petrobras em Uberaba.

A conclusão da transação depende ainda da aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da anuência do poder concedente estadual, disse a Petrobras. (Por Roberto Samora)  Leia mais em reuters 18/07/2014


17 julho 2014



0 comentários: