04 julho 2014

BTG muda estratégia para investimentos imobiliários

Maior acionista da BR Properties, o banco BTG Pactual decidiu colocar o pé no freio e reduzir sua exposição no segmento de imóveis comerciais, segundo apurou o 'Estado'. O banco passou a concentrar suas apostas em empreendimentos residenciais. O interesse do BTG neste segmento ocorre num momento em que grandes incorporadoras, como Cyrela, PDG e Gafisa, estão lançando menos, depois de um crescimento eufórico que resultou em prejuízo. A estratégia do BTG, segundo fontes do mercado, passa por esse reposicionamento das companhias imobiliárias, já que elas deixaram de atuar em praças onde tiveram problemas, como nas regiões Nordeste e Centro Oeste. A meta do BTG é desenvolver projetos imobiliários com investidores locais.

Esse é um caminho diferente do que foi escolhido pelo BTG há três anos, quando o banco investiu pesadamente no segmento de "commercial properties". Hoje, além da participação na BR Properties, a instituição de André Esteves detém o BTG Pactual Corporate Office Fund, fundo que investe em escritórios comerciais, entre eles, o Eldorado Business Tower, em São Paulo, e a Torre Almirante, no Rio.

O segmento, no entanto, passa por uma fase difícil. Segundo a consultoria Colliers, o porcentual de escritórios vagos chegou a 13,5% no primeiro trimestre, contra 2,3% em 2011. Entre o fim de 2013 e o início deste ano, o Eldorado perdeu dois importantes "inquilinos": a Odebrecht foi para uma sede própria e a GE mudou de prédio por causa do valor do aluguel, segundo fontes. A virada no cenário motivou o BTG a reduzir sua fatia na BR Properties nos últimos meses, segundo apurou o 'Estado'. O banco não comenta. / MÔNICA SCARAMUZZO Leia mais em estadao.msn 04/07/2014

04 julho 2014



0 comentários: