25 junho 2014

Etihad Airways compra 49% da Alitalia

Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, chegou a acordo com a Alitalia para a compra de 49% do capital da companhia aérea italiana.

Num comunicado divulgado pelas empresas, e citado pela AFP, os termos da operação foram finalmente acordados, depois de meses de negociações. Nos próximos dias, as companhias deverão finalizar a “documentação contratual”, mas o negócio ainda aguarda luz verde das autoridades da concorrência. Não foram divulgados os valores da oferta.

A Alitalia enfrenta grandes dificuldades financeiras e o seu administrador-delegado, Gabriele del Torchio, tinha avisado para a necessidade de avançar para um processo de reestruturação “complexo, cansativo e doloroso e sem alterativa”, que implicaria o despedimento de 2200 pessoas, entre um total de 12.800 trabalhadores.

Esta reestruturação será feita no âmbito da compra do capital por parte da Etihad, agora formalmente conhecida. O ministro italiano dos Transportes, Maurizio Lupe, defendeu recentemente que a Alitalia só tinha duas opções: ou aderir ao plano de recuperação da Etihad ou o abismo. Lupe, citado pela Reuters, avançou ainda que a companhia dos Emirados Árabes deverá investir até 1,25 mil milhões de euros na empresa italiana nos próximos quatros anos.

A Alitalia recebeu ajudas do Estado na ordem dos 500 milhões de euros em 2013. ANA RUTE SILVA | Leia mais em publico.pt 25/06/2014

25 junho 2014



0 comentários: