29 abril 2014

Bidu recebe aporte de R$ 20 milhões

A Bidu, corretora on-line fundada em 2012, recebeu um aporte de R$ 20 milhões feito pelo grupo britânico Amadeus Capital e pelos atuais investidores Monashees Capital, Bertelsmann e Otto Capital. 

A companhia, fundada em 2012 e que tem como um dos sócios a MBS Seguros, vai usar os recursos no desenvolvimento de novos serviços, na contratação de pessoal e na formação de novas parcerias para a venda de seguros. Atualmente, a Bidu faz a venda de seguros em parceria com a Casas Bahia e o site Webmotors, afirmou Eldes Mattiuzzo, sócio-fundador e executivo-chefe da Bidu. A empresa oferece apólices de dez grandes seguradoras e já recebeu investimentos da MBS Seguros, da Monashees Capital, do grupo alemão Bertelsmann e da holandesa Otto Capital Partner em 2011 e 2012.

 A Bidu fornece cotações e faz a venda on-line de seguros de automóveis, viagem, equipamentos portáteis, seguro de vida e seguro residencial. Em 2013, a Bidu vendeu o equivalente a R$ 40 milhões em seguros, tendo crescido oito vezes em relação ao ano anterior. Mattiuzo não divulga projeção para este ano, mas diz que a meta é tornar a Bidu lucrativa até 2016.

 Sua concorrente, a Minuto Seguros, fechou o ano passado com vendas de R$ 35 milhões em apólices e a meta para este ano é dobrar a receita, para R$ 70 milhões, de acordo com Marcelo Blay, sócio-diretor da companhia. A empresa também vive uma fase de crescimento acelerado, após ter recebido em 2012 um aporte da Redpoint e.Ventures.

 O investimento anunciado hoje marca a chegada da Amadeus Capital no Brasil. Fundada em 1997, a companhia administra recursos da ordem de US$ 1 bilhão. No fim de 2013, o grupo britânico lançou o seu quarto fundo de investimentos, com US$ 75 milhões em recursos, voltado para aportes em companhias pequenas e médias com negócios em países emergentes.

 A Amadeus Capital avalia negócios nas áreas de TI, biotecnologia, telecomunicações, serviços de conteúdo on-line sob demanda e mobilidade. Patrick Burtis, sócio da Amadeus Capital, disse ter avaliado mais de 75 empresas, mas fechou acordo com a Bidu em função do seu rápido crescimento e do potencial de expansão do mercado brasileiro de seguros on-line.

 Também pesou sobre a decisão o fato de a companhia ter recebido anteriormente aportes de outros fundos com experiência na área de tecnologia. "A Bertelsmann e a Monashees Capital têm uma boa reputação no mercado, o que aumentou a nossa confiança em relação ao negócio", disse,

O mercado de seguros on-line apresenta grande potencial de expansão, na visão dos executivos. De acordo com dados da Axco Consulting, no Brasil, menos de 30% da frota de veículos possui seguro, indicando o potencial de crescimento do mercado. No ano passado, as seguradoras emitiram R$ 198,22 bilhões em prêmios, 9,9% mais que o registrado em 2012, de acordo com a consultoria Siscorp. A área de seguros on-line ainda é pequena, representando menos de 3% do mercado brasileiro de seguros, de acordo com dados do barômetro de consumo do Google. Em outros países, como Reino Unido e Portugal, as apólices vendidas por internet representam 58% e 20% das vendas totais de seguros, respectivamente. Por Cibelle Bouças | Valor Econômico | Leia mais em seguros-se 29/04/2014

29 abril 2014



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