29 março 2014

Statoil fica com fatia da Vale em bloco que a Petrobras tem 75%

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a aquisição, pela petroleira norueguesa Statoil, de participação numa concessão petrolífera detida pela Vale , informou a empresa nesta sexta-feira.

 Com a aprovação, a Statoil vai ficar com 25% da concessão BM-ES-22A, que consiste em dois blocos na bacia do Espírito Santo na costa do Brasil , perto de vários outros blocos onde Statoil é operadora ou sócia. O bloco é operado pela Petrobras , que detém os 75% restantes.

 Descoberta
 A concessão inclui a descoberta de São Bernardo, ocorrida em abril de 2013. Dois níveis de reservatório de petróleo com óleo API 34-36 foram identificados no poço. A descoberta está sendo avaliada pela perfuração de um segundo poço na região, batizado de Montanhês.

 "A descoberta de São Bernardo demonstra que a bacia do Espírito Santo tem um potencial petrolífero animador e confirma o nosso entendimento atual e o novo modelo geológico da bacia", diz o vice-presidente de Exploração da Statoil, Tim Dodson.

 A estratégia de integrar a concessão BM-ES-22A foi baseada no resultado da descoberta adjacente de Indra, feita em 2010. Em 2012, o poço Arjuna foi perfurado como uma avaliação da descoberta de Indra, e provou que o acúmulo estende-se até o BM-ES-22A pelo bloco adjacente BM-ES-32. O poço concentrava uma coluna de óleo de 200m, e um teste de produção confirmou a presença de um reservatório de boa qualidade de óleo API 29.

 "Com essas descobertas e as aquisições na 11ª rodada de licitações, no ano passado, a Statoil ampliou a sua posição no emergente cenário do petróleo, como havíamos informado em nosso comunicado ao mercado realizado em fevereiro. Estamos muito bem posicionados para os upsides", acrescenta Dodson.

 Dois blocos
 A concessão BM-ES-22A compreende os dois blocos ES-M-468 e ES-M-527. Está localizada em águas profundas da bacia do Espírito Santo, e é parcialmente adjacente à concessão BM-ES-32, onde a Statoil tem participação. De acordo com a empresa, transação reforça a estratégia de exploração da empresa de aprofundar sua posição em áreas de exploração consideradas importantes.. 

"A nova licença representa outro passo para adicional criação de valor. Nós estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com o operador na avaliação e posterior desenvolvimento do ativo", diz André Leite, presidente interino da Statoil Brasil . Autor: Vinculado ao monitormercantil.informatica Leia mais em ecofinancas 28/03/2014

29 março 2014



0 comentários: