22 março 2014

Renault e Nissan: integração de áreas começa em 1º de abril

Aliança faz 15 anos e unifica P&D, manufatura e logística, compras e RH

 A Aliança Renault-Nissan, prestes a completar 15 anos, em 27 de março, anunciou na segunda-feira, 17, que vai começar a implementar iniciativas para aumentar a sinergia entre as duas empresas a partir do próximo dia 1º de abril. O objetivo das parceiras é melhorar desempenho e reduzir custos. As fabricantes esperam economizar € 4,3 bilhões até 2016, concentrando esforços na integração de quatro áreas: P&D (pesquisa e desenvolvimento), manufatura e logística, compras e RH (recursos humanos).

 Em comunicado, a aliança diz que as equipes de gestão da Renault e da Nissan já finalizaram os planos de convergência - anunciados pela primeira vez no fim de janeiro (leia aqui) - e que os mesmos já foram apresentados aos representantes dos trabalhadores e órgãos de decisão da Renault, na França, e para a Nissan, no Japão.

 Segundo os planos, cada área será administrada em conjunto por ambas as empresas. Cada uma delas terá um vice-presidente responsável. Para auxiliar na implantação da estrutura organizacional, um novo comitê de gerenciamento da aliança foi formado e será liderado por Carlos Ghosn, CEO e presidente da Renault-Nissan.

 A partir de 1º de abril, o executivo Tsuyoshi Yamaguchi será o vice-presidente responsável pelas operações de engenharia e P&D da aliança. No comando de manufatura e logística, ficará Shohei Kimura, atual vice-presidente corporativo de engenharia de produção de veículos da Nissan. À frente das compras do grupo permanecerá o diretor de organização de compras Renault-Nissan, Christian Vandenhende, enquanto Marie-Françoise Damesin, vice-presidente executiva de RH da Renault, liderará o projeto global de gestão de talentos das empresas parceiras. Leia mais em automotive business 17/03/2014

22 março 2014



0 comentários: