01 fevereiro 2014

MWM nega rumor de venda da operação

Navistar teria estudado possibilidade de vender fabricante de motores no Brasil

 Uma consultoria feita por um banco de investimento nos Estados Unidos, que teria avaliado a MWM em menos de US$ 500 milhões, fez surgir na semana passada rumores de que a Navistar estudava a possibilidade de vender a fabricante independente de motores diesel com operações no Brasil e Argentina, segundo publicou a agência Bloomberg na quarta-feira, 22 (veja aqui). Oficialmente, a MWM afirma que não comenta especulações de mercado. Pessoas próximas à empresa consultada por Automotive Business, que pediram anonimato, garantem que neste momento não existe nenhuma transação de venda sendo levada adiante.

 De acordo com essas fontes, a notícia vazou em função dos muitos estudos encomendados a consultorias e bancos de investimento pela Navistar nos Estados Unidos, que passa por reestruturação para voltar à lucratividade, após registrar prejuízo de US$ 3 bilhões no ano fiscal terminado em outubro de 2012 e de US$ 898 milhões no exercício seguinte. Esse processo envolve a venda de ativos de baixa rentabilidade ou que não estejam alinhados com o foco principal de negócio da companhia, de fabricar caminhões e motores. Por esse motivo a Navistar saiu de uma joint venture na Índia com a Mahindra e vendeu a Monaco, fabricante de motorhome.

 A MWM, adquirida em 2005 pelo grupo norte-americano, surgiu como possível alvo de venda porque hoje é responsável pela maior parte das receitas da companhia fora da América do Norte, que segundo o balanço anual somaram US$ 1,74 bilhão no ano fiscal de novembro de 2012 a outubro de 2013, em queda de 16% sobre o exercício anterior.

 Contudo, fontes de mercado garantem que a operação de motores no Brasil segue saudável e rentável, com vendas crescentes e acima de US$ 1 bilhão (a empresa não divulga seu faturamento local). E a cifra seria maior caso o câmbio não puxasse o resultado para baixo, devido à forte desvalorização do real diante do dólar no último ano.

 Após se recuperar do tombo das vendas em 2012, causado pela legislação de emissões Proconve P7, a MWM fechou 2013 com pouco mais de 120 mil motores vendidos, em expansão de 7% sobre o ano anterior. Este ano, a perspectiva é vender perto 130 mil unidades. Esse crescimento comprovaria que a operação segue rentável e traz mais ganhos do que perdas à Navistar. PEDRO KUTNEY, AB
Fonte: automotivebusiness 27/01/2014

01 fevereiro 2014



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