13 agosto 2013

CVC comprará divisão europeia da fabricante de sopas Campbell

A Campbell Soup está em negociação "exclusiva e final" para vender suas marcas de sopas e molhos na Europa continental para o fundo de investimento em participações CVC Capital Partners, dentro dos planos da fabricante americana de sopas para expandir-se em mercados de maior crescimento.

 A CVC Capital, que em julho levantou € 10,5 bilhões para compras na Europa e é dona de empresas como a operadora do campeonato de Fórmula 1, apresentou oferta firme de compra pela divisão europeia, cuja sede fica em Puurs, na Bélgica, e tem vendas anuais em torno a € 400 milhões.

 A divisão, com 1,3 mil funcionários, produz sopas, molhos e refeições simples na Europa, como as marcas Liebig e Royco, na França, Erasco, na Alemanha, e Devos Lemmens, na Bélgica. A CVC Capital fez proposta para comprar quatro fábricas, na Bélgica, França, Alemanha e Suécia. A oferta não inclui as operações no Reino Unido.

 Os termos financeiros não foram revelados, mas duas fontes a par da transação disseram que os ativos estão avaliados em pouco mais de € 400 milhões, incluindo dívidas.

 "A Campbell Europa é uma empresa forte, com marcas emblemáticas, gestão experimentada e funcionários dedicados", diz o diretor-gerente da CVC, Steven Buyse. "A CVC está comprometida em expandir ainda mais a empresa de forma bem-sucedida e em reforçar sua importante linha de produtos".

A Campbell busca diversificar-se além de suas operações principais, de produção de sopas, que se desaceleraram nos últimos anos, para direcionar o foco a produtos de maior crescimento, o que a levou a promover várias aquisições recentemente. Neste mês, a empresa comprou a Kelsen, fabricante dinamarquesa de biscoitos e salgadinhos com presença na China e Hong Kong. A aquisição seguiu-se às compras, em 2012, da fabricante de sucos Bolthouse Farms, por US$ 1,55 bilhão, e da processadora de alimentos orgânicos para bebês Plum Organics, neste ano, por um valor não revelado.

 As ações da empresa subiram cerca de 35% neste ano, depois de ter passado a promover mais produtos para crianças - muitas vezes menos voltados para a questão nutritiva -, em vez de suas marcas de produtos mais saudáveis e com baixo teor de sódio.

 A compra da Heinz pela Berkshire Hathaway e pela 3G Capital, por US$ 28 bilhões, intensificou os rumores sobre a Campbell como um possível alvo de compra.

 Depois que a equipe da CVC Capital encarregada das negociações, liderada por Bertrand Meunier, apresentou a proposta, a Campbell, com sede em Nova Jersey, não buscou um leilão de ofertas por suas marcas europeias, segundo fonte próxima às empresas.

 É o primeiro investimento de Meunier desde que se juntou à CVC há cerca de um ano, depois de ter sido obrigado a sair da PAI Partners, em 2009. Enquanto esteve na PAI, o francês, que se mudou a Londres em 2012, construiu uma reputação de ser um investidor hábil no mercado alimentício, com transações como a compra das operações de massas, molhos e comidas prontas da Danone e a da United Biscuits, fabricante dos bolos Jaffa. Veículo: Valor Econômico
Fonte: abrasnet 13/08/2013

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No seu site a Campbell disponibiliza diversas apresentações realizadas em recente evento Campbell Soup Company Analyst Meeting - July 24, 2013. Abaixo alguns slides extraídos dos referidos documentos.












13 agosto 2013



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