02 agosto 2013

Com investimento, Grupo Alatur vai às compras

Com o investimento do JTB Group, que adquiriu 47% do Grupo Alatur, em anúncio realizado hoje, a Alatur vai às compras. “Vamos manter nosso crescimento orgânico, mas estamos atentos às oportunidades de aquisição, que é a outra via para crescer”, afirma o vice-presidente do grupo, Marcos Balsamão. E já há negócios em vista, segundo Ricardo Ferreira, também vice-presidente. “Vamos fazer cinco aquisições nos próximos 30 meses”, admite.

 E essas aquisições serão em todas as áreas de atuação do grupo, inclusive com a nova JTB Brasil, uma vez que entre as empresas que serão compradas haverá uma agência “oriental”, segundo Ferreira. “Faremos uma aquisição relevante no mercado corporativo, outra no setor de eventos, uma no segmento de lazer e compraremos uma agência oriental”, disse. “A quinta aquisição será uma empresa na América Latina.” São essas aquisições que ajudarão a Alatur a quintuplicar seu faturamento até 2020. “Nossa meta para 2020 é de R$ 5 bilhões. No ano passado, o faturamento foi de R$ 1,3 bilhão e neste ano devemos chegar a R$ 1,45 bilhão”, conta o fundador da Alatur, Francisco Carpinelli. 

A joint-venture com o JTB Group amplia o poder de compra do grupo. “Há um movimento claro de consolidação em nossa indústria. Nós vamos ampliar a gama de serviços que oferecemos, focando ao mesmo tempo no relacionamento com nossos clientes”, disse o executivo, que no final do ano passado havia afirmado que 2013 seria um ano de aquisições para o grupo – que teria duas ou três empresas em vista. “Os negócios estão sendo estudados, mas neste ano não haverá nenhuma aquisição”, afirmou hoje, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS para anunciar a joint-venture.
Fonte: panrotas 01/08/2013

Gigante japonesa JTB compra 47% do Grupo Alatur 

O Grupo Alatur não é mais exclusivamente nacional. A Alatur anunciou hoje sua joint-venture com o gigante JTB Group, que adquiriu 47% do grupo brasileiro. Com sede no Japão, a aquisição foi realizada pela JTB Américas, holding com base em Los Angeles (EUA), que realiza assim seu primeiro investimento na América Latina. Proibidos contratualmente de falar em valores, os dois lados terão a primeira reunião de conselho em 4 de outubro, mês de início da parceria.

 Com a joint-venture, o Grupo Alatur passa a contar com uma nova divisão, a JTB Brasil, que assume imediatamente as contas japonesas da TMC - três clientes, por enquanto. Os sócios e acionistas majoritários do Grupo Alatur, Francisco Carpinelli, Ricardo Ferreira e Marcos Balsamão continuarão no comando da empresa no Brasil. “Estamos muito felizes e 100% comprometidos não apenas em desenvolver a maior empresa de viagens da região, mas também em nos transformarmos na melhor companhia, aquela que nossos clientes sonham em ter como parceira”, disse o fundador da Alatur, Francisco Carpinelli.

 O diretor comercial da JTB Américas, Kenjiro Tao, comemora a chegada ao Brasil. “Há muito tempo procurávamos o parceiro adequado para ingressar no mercado brasileiro, que vive um excelente momento”, disse. “Temos expertise e conhecimento da indústria de viagens globalmente, com atuação em 34 países, mas não conhecemos o mercado brasileiro, por isso, desde o princípio, sabíamos da importância desse parceiro”, completa.

 O INÍCIO
Segundo o vice-presidente da Alatur, Ricardo Ferreira, o contato inicial entre as empresas teve a ajuda da empresária Chieko Aoki, proprietária da Blue Tree Hotels, que foi consultada pelo grupo japonês em relação às TMCs brasileiras. “Ela mencionou o Grupo Alatur, assim como outras agências do País, sendo o ponto de partida das conversas. Depois disso, começaram as auditorias. Tivemos nosso balanço de 2012 auditado pela KPMG e hoje posso dizer que o Grupo Alatur é a empresa de turismo mais transparente do Brasil”, diz Ferreira. “Apresentamos tantos documentos e foram tantas auditorias que hoje posso afirmar que a JTB conhece a Alatur melhor que nós mesmos”, brincou Carpinelli.

 Com 100 anos completados em 2012, o JTB Group tem mais de 25 mil funcionários em 34 países, tendo alcançado US$ 12,4 bilhões em vendas no ano passado. “Nossa parceria com o Grupo Alatur representa um passo muito importante para o JTB na criação de uma marca reconhecida globalmente pela excelência em hospitalidade”, disse o presidente da holding JTB Américas, Yoshinori Himeno. “O JTB está focado nas comunicações entre culturas, proporcionando intercâmbio multicultural e experiências globais”, acrescentou, ressaltando o compromisso do projeto Global Vision 2020 do grupo, de globalização cada vez maior da marca.
Fonte: panrotas 01/08/2013


02 agosto 2013



1 comentários:

Anônimo disse...

A Alatur certamente fará história no Brasil, sempre muito preocupada em qualidade aos seus clientes e principalmente em inovações...

Roger Anderson Cervantes