31 agosto 2013

Cade aprova compra de carteira da Golden Cross pela Unimed-Rio

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica deu sinal verde à Unimed-Rio para concluir a compra da carteira de planos de saúde individuais e familiares da Golden Cross, tanto médicos quanto odontológicos.

 O “Diário Oficial da União” desta quarta-feira informa que a operação, cujo contrato foi firmado em junho deste ano, foi aprovada sem restrições pela Superintendência Geral do órgão de defesa da concorrência.

 A Golden continuará operando sua carteira de planos coletivos, empresariais ou por adesão, também médicos e odontológicos.

 Em sua análise, o Cade considerou o impacto nos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, a mbos do Estado do Rio de Janeiro. Essas são as áreas onde a operação muda a concentração do mercado dos tipos de plano que foram objeto do negócio, ou seja, os individuais e familiares apenas. 

Em Duque de Caxias, mesmo subindo, a participação de mercado da Unimed-Rio continuará na faixa de até 10% tanto para planos médicos quanto para odontológicos. O mesmo ocorrerá no mercado de planos individuais/familia res odontológicos no Rio de Janeiro, informa a superintendência do Cade no parecer que subsidiou a decisão.

 O impacto mais relevante será no mercado de planos individuais/familiares médicos no Rio de Janeiro , onde a fatia da Unimed-Rio, até então mais próxima de 20%, subirá para um patamar mais perto de 30% (o Cade não informou percentuais exatos).

 O órgão de defesa da concorrência decidiu aprovar a operação mesmo assim por entender que não haverá falta de competição diante da existência de concorrentes com participações consideradas importantes, a exemplo da Amil/Amico (mais de 20%), do Grupo Hospitalar do Rio de Janeiro (mais de 10%), da Memorial Saúde (mais de 5%) e da Bradesco Saúde (mais de 5%).

 Com a aquisição, a Unimed-Rio reforça sua posição de liderança, mas “não inviabiliza uma rivalidade de mercado”, conclui o parecer.  Mônica Izaguirre
Fonte: Valor 28/08/2013

31 agosto 2013



0 comentários: