15 julho 2013

Oi vende GlobeNet para BTG e cede rede de torres para SBA

O grupo Oi anunciou nesta segunda-feira acordos num total de cerca de 2,5 bilhões de reais para venda de sua participação em rede de cabos submarinos e cessão comercial de mais de 2 mil torres de telecomunicações.

 Os acordos foram acertados em uma estratégia da companhia para melhorar sua estrutura de custos num momento em que promove plano de investimentos de 6 bilhões de reais e política de dividendos de 8 bilhões de reais até o fim de 2015.

 As ações da Oi disparavam mais de 6 por cento logo no início dos negócios desta segunda-feira após os anúncios.

 A venda da GlobeNet foi acordada pelo preço de 1,745 bilhão de reais e fechada pela BTG Pactual YS Empreendimentos e Participações, empresa controlada pelo BTG Pactual Infraestrutura II Fundo de Investimento em Participações. O contrato estabelece o fornecimento de capacidade para a Oi com volume e preço garantidos.

 O sistema de cabos submarinos de fibra ótica conta com 22.500 quilômetros e é composto por dois anéis de cabos submarinos protegidos, interligando pontos de conexão entre Estados Unidos, Ilhas Bermudas, Colômbia, Venezuela e Brasil, disse a Oi em fato relevante.

 Já a cessão de direitos de exploração comercial e uso de 2.113 torres de telecomunicações foram acertados com a SBA Torres Brasil, unidade da SBA Communications Corp, por 686,72 milhões de reais.

 Segundo a Oi, a transação otimizará recursos e transferirá custos de operação e manutenção dos ativos para a SBA. O acordo prevê a locação de espaço nas torres por meio de contrato de longo prazo.

 A implementação do acordo envolvendo as torres "está sujeita ao cumprimento de condição precedente prevista em contrato para o fechamento, relativa à aprovação da operação pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)", informou a Oi. Por Marcela Ayres (Reuters)
Fonte: Uol 15/07/2013

 =========
 FATO RELEVANTE 

Oi S.A. ("Oi" ou "Companhia"), em atendimento ao art. 157, §4º, da Lei nº 6.404/76 e nos termos da Instrução CVM nº 358/02, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que celebrou, no dia 12 de julho de 2013, em conjunto com sua controlada Telemar Norte Leste S.A. ("Telemar" e, em conjunto com a Oi, "Cedentes"), um contrato com SBA Torres Brasil Ltda. ("Cessionária"), pelo qual se comprometeu a ceder o direito de exploração comercial e uso de 2.113 Torres de Telecomunicações e respectivas áreas nas quais estão localizadas ("Áreas"), em contrapartida ao recebimento do valor total de R$ 686.725.000,00, na data de fechamento ("Fechamento"), sujeito a determinados ajustes previstos contratualmente, sem que haja a transferência, direta ou indireta, da propriedade das referidas Torres de Telecomunicações e Áreas ("Transação").

A Transação traz como benefícios diretos para a Companhia a otimização de recursos e a transferência dos custos de operação e manutenção dos ativos para a Cessionária, ao mesmo tempo em que assegura a continuidade da prestação dos serviços referentes à concessão do Serviço de Telefonia Fixo Comutado - STFC -, na medida em que a Transação também compreende a locação de espaço nestas mesmas Torres de Telecomunicações e Áreas pela Cessionária em favor das Cedentes e suas controladas, diretas ou indiretas, por meio de contrato de longo prazo.

A implementação da Transação está sujeita ao cumprimento de condição precedente prevista em contrato para o Fechamento, relativa à aprovação da operação pela Anatel, nos termos e prazos da legislação aplicável.

A Oi manterá seus acionistas e o mercado informados acerca da conclusão da Transação, bem como de quaisquer outros eventos que possam impactar seus termos e condições.
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2013.
=============
FATO RELEVANTE

Oi S.A. ("Oi" ou "Companhia"), em atendimento ao art. 157, §4º, da Lei nº 6.404/76 e nos termos da Instrução CVM nº 358/02, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que celebrou, no dia 12 de julho de 2013, em conjunto com sua controlada BRT Serviços de Internet S.A., um contrato com BTG Pactual YS Empreendimentos e Participações S.A. ("Compradora"), companhia controlada pelo BTG Pactual Infraestrutura II Fundo de Investimento em Participações, pelo qual se comprometeu a transferir a totalidade de sua participação societária na Brasil Telecom Cabos Submarinos Ltda. e suas subsidiárias, localizadas na Venezuela, Colômbia, Ilhas Bermudas e Estados Unidos (todas denominadas conjuntamente "GlobeNet"), pelo valor total, no dia 12 de julho de 2013, de R$ 1.745.590.000,00, sujeito a determinados ajustes previstos contratualmente ("Transação").

Integra o escopo da Transação a transferência de um sistema de cabos submarinos de fibra ótica de 22.500 km detido pela GlobeNet, composto por dois anéis de cabos submarinos protegidos, interligando pontos de conexão entre Estados Unidos, Ilhas Bermudas, Colômbia, Venezuela e Brasil, bem como o fornecimento de capacidade pela GlobeNet para a Oi e suas controladas, diretas ou indiretas ("Companhias Oi"), por meio de contrato de longo prazo com volume de capacidade e preço garantidos.

A Transação está sujeita ao implemento de determinadas condições previstas em contrato, incluindo a necessária aprovação dos órgãos reguladores e autoridades de defesa da concorrência nas diferentes jurisdições em que a GlobeNet atua, nos termos e prazos da legislação pertinente.

A Oi manterá seus acionistas e o mercado informados acerca da conclusão da Transação, bem como de quaisquer outros eventos que possam impactar seus termos e condições.
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2013.

COMENTÁRIOS:

A OI disponibiliza em seu site Apresentação Corporativa - Maio 2013. Abaixo alguns slides do referido documento.
















15 julho 2013



0 comentários: