24 junho 2013

Vodafone comprará operadora alemã de cabo por US$10 bi

Companhia irá comprar a Kabel Deutschland na maior aquisição já acertada pela operadora desde 2007  

A Vodafone anunciou nesta segunda-feira que vai comprar Kabel Deutschland, maior operadora a cabo da Alemanha, por 7,7 bilhões de euros (10 bilhões de dólares), na maior aquisição já acertada pela operadora de telecomunicações desde 2007.

 Ao anunciar a segunda grande aquisição em 12 meses de uma rede de linhas fixas na Europa, a Vodafone disse que pagará 87 euros por ação pelo grupo com o objetivo de torná-lo mais competitivo na oferta de pacotes que combinem TV, telefone fixo e banda larga à sua base de clientes na telefonia móvel.

 A segunda maior operadora de celulares do mundo está, no entanto, pagando um preço salgado pela companhia alemã e seus 8,5 milhões de clientes. A Vodafone considerou comprar a Kabel antes de ela se tornar pública em março de 2010 ao preço de 22 euros por ação.

 Um operador de mercado que pediu para não ser identificado afirmou que a oferta, a maior realizada pela Vodafone desde uma aquisição na Índia fechada em 2007, avaliou a Kabel em 12 vezes a relação entre o valor da empresa e a receita esperada para 2013 com suas principais linhas de negócio, num prêmio de 35 por cento sobre a média do setor.

 Mas a relação cai para 8,5 vezes se considerada as sinergias que a Vodafone espera extrair com o negócio. "Acreditamos que esse é um acordo decente para a Vodafone", disse o operador.

 A Vodafone, baseada no Reino Unido, se viu forçada a aumentar a oferta pela Kabel depois que a Liberty Global, do empresário John Malone, entrou na disputa.

 O conselho de administração da Kabel Deutschland disse que espera recomendar a oferta da Vodafone aos acionistas. Apesar disso, alguns analistas acreditam que a Liberty Global poderá fazer uma contraproposta mais alta, ainda que a chance da empresa enfrentar barreiras antitruste seja mais alta.
Fonte: exame 14/06/2013

24 junho 2013



0 comentários: