11 maio 2013

Vende-se uma empresa familiar

John Davis salientou a necessidade de uma preparação disciplinada para a venda e pós-venda da empresa.

 “Vender sua empresa pode ser sinal de fracasso ou sucesso. Mantê-la também”, afirmou o professor John Davis, da Harvard Business School. Segundo ele, fracasso é sinônimo de pôr uma fortuna a perder, enquanto ampliar o patrimônio e a força familiar também significa sucesso. “Os negócios vem e vão, mas as famílias podem durar gerações”, salientou.

 Para Davis, o valor de mercado da empresa deve ser sistematicamente monitorado e, cada três anos, deve-se avaliar a possibilidade de vendê-la. Porém, as empresas que compram têm, em geral, muito mais conhecimento do jogo do que as que vendem.

 Preparar-se bem para a venda inclui seguir as regras propostas pelo professor Jonathan Pellegrin, colega de Davis, que inclui investigar cuidadosamente os compradores potenciais antes de anunciar a oferta ou receber as propostas de compra e ter sempre um comprador alternativo.

Davis alerta, ainda, para um perigo do pós-venda: a constatação de que a família não pode sobreviver com o retorno sobre o investimento em ativos financeiros. “É comum vermos que investimentos financeiros não são tão bons como investimentos em operações, para fazer crescer a riqueza ao longo do tempo”, disse.
Fonte: HSM 08/05/2013

11 maio 2013



0 comentários: