11 maio 2013

Um grande passo para a mudança

Os anúncios e movimentos de fusões e aquisições têm sido frequentes no mercado de TI nos últimos anos. Talvez isso seja reflexo de um mercado cada vez mais profissional e competitivo, onde muitas vezes o caminho mais curto e eficiente é a união de esforços para aproveitar sinergias e competências, ou até mesmo para penetrar em novos mercados.

 O crescimento inorgânico via fusões e aquisições é uma prática que se tornou realidade no mercado brasileiro, não apenas em grandes transações envolvendo empresas de maior porte (em geral, fabricantes), mas também empresas menores, a partir de operações abrangendo distribuidores, revendas, integradores e ISVs.

 É curioso observar as reações dos profissionais quando algum movimento relevante vem a público. Em um primeiro momento, todos procuram fazer a leitura dos impactos, ameaças e oportunidades, com a sensação de que as mudanças poderão ocorrer de maneira muito rápida.

 Podemos dizer que quase tudo, hoje em dia, acontece com grande velocidade. Pois, em um movimento de fusão ou aquisição, o rápido pode ser relativo. Leva-se tempo para consolidar uma operação do gênero. O processo de integração de empresas, processos e colaboradores requer atenção e cuidado, principalmente a fim de respeitar a cultura de cada uma das partes e as particularidades do mercado. É um processo que se materializa com o tempo, converte-se em grande aprendizado e, se bem sucedido, gera valores adicionais aos envolvidos.

 As reações do mercado quanto à previsão dos impactos de um fusão ou aquisição são pertinentes, pois tais movimentos não influenciam apenas as organizações envolvidas, mas também o ecossistema como um todo. Um único movimento tem a capacidade de impactar uma cadeia inteira, rever estratégias, provocar reações na concorrência e, efetivamente, mudar a dinâmica do setor quando menos se espera. 

O mercado mostrou e tem mostrado todos os sinais de que, cada vez mais, vamos acompanhar esse processo de consolidação. Afinal de contas, o que está em jogo é a sobrevivência das empresas, a manutenção dos empregos, o retorno dos acionistas e um mercado cada vez mais profissional e maduro.

Temos uma única certeza: amanhã tudo pode ser diferente. Por Marcelo Duarte - é diretor comercial da Scansource e escreveu, com exclusividade, ao Portal do Canal.
 Fonte: Portal do Canal 10/05/2013

11 maio 2013



0 comentários: