09 maio 2013

P&D e aquisições devem sustentar crescimento da EMC

CEO da EMC, Joe Tucci deixou claro que o foco das próximas aquisições está em empresas de menor porte

Em 2013, a receita da EMC deve crescer 8%, passando dos US$ 21,7 bilhões, reportados em 2012, para US$ 23,5 bilhões. Uma das iniciativas para sustentar essa expansão global é o investimento em pesquisa e desenvolvimento e novas aquisições. “Em 2012, nós investimos 12% da receita em pesquisa e desenvolvimento e 10% em aquisições tecnológicas. Vamos continuar neste caminho”, disse o presidente e COO da companhia, David Goulden durante o EMC World, em Las Vegas (Estados Unidos).

 As aquisições foram comentadas pelo CEO da companhia, Joe Tucci, em encontro com jornalistas. Ele não informou se a empresa está em negociação com algum player mas deixou claro que o foco está em empresas de menor porte. “Há uma lacuna de negócios que podemos preencher com aquisições, mas não queremos adicionar outra grande oferta à família EMC. Queremos seguir concentrados nas ofertas atuais e comprar empresas menores que não tenham grande receita mas, ao mesmo tempo, tragam um grande potencial de mercado”, disse.

Entre 2007 e 2012, a receita da EMC cresceu R$ 8,5 bilhões, sendo R$ 800 milhões desse total advindos de empresas adquiridas no período. Com esses números, é claro que as aquisições adicionam valor e ofertas, mas a maior parte da expansão ainda vem organicamente. Por este motivo, Goulden explica que Pesquisa e Desenvolvimento não podem parar, já que são elementos fundamentais para detectar e desenvolver as principais oportunidades para o crescimento.

 “Acreditamos que o mercado em que estamos focados vai representar, em 2016, um total de US$ 164 bilhões em oportunidades”, ressaltou Goldman. A perspectiva é que deste total US$ 17 bilhões estejam em oportunidades com os produtos de Pivotal, US$ 50 bilhões com VMWare, US$ 87 bilhões com produtos EMC e US$ 10 milhões na venda de produtos de segurança avançada.

 Tucci lembrou que que a companhia está traçando suas estratégias e direcionando essas oferta com foco em Big Data, Cloud, e Segurança, além de observar e direcionar esforços para atender as mudanças de necessidades que surgiram com a mobilidade e as redes sociais. “Temos que transformar os negócios considerando essas tendências. Temos que entender que a TI evoluiu para a terceira plataforma”, ressaltou.

 Ele lembrou que na primeira plataforma, os mainframes eram a base da tecnologia, depois foram substituídos pelos PCs na segunda plataforma. Hoje, porém, a Terceira plataforma, que inclui uma infinidade de dispositivos móveis, já está em plena utilização. “Nesta terceira plataforma você precisa controlar muito melhor a sua infraestrutura, você precisa ter mais escolhas e precisa ser mais ágil. É isso que precisamos oferecer”, declarou Tucci. *A jornalista viajou a Las Vegas a convite da EMC
Fonte: crn.itweb 09/05/2013

09 maio 2013



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