16 maio 2013

OKI adquire controle da Itautec e juntas criam empresa de automação bancária e serviços

A Itautec anunciou na manhã desta quarta-feira, 15, que está promovendo um importante redirecionamento estratégico por meio de um acordo com a japonesa OKI, o qual resultará na criação de uma nova empresa de automação e serviços no Brasil. Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o grupo Itautec informa aos seus acionistas e ao mercado que firmou, nesta data, um contrato de compra e venda de ações com a Oki Electric Industry Co. Ltd., para formação de parceria estratégica nas áreas de automação bancária e comercial e de prestação de serviços. A Itautec pertente à Itaúsa, holding que controla o banco Itaú-Unibanco, Duratex e Elekeiroz.

 Conforme os termos do acordo, a nova empresa, ainda sem nome definido, receberá aporte de R$ 100 milhões da OKI, que herdará a carteira de clientes e a tecnologia de produção das unidades de automação e serviços da Itautec. Com isso, OKI passa a deter 70% de participação na nova empresa e a Itautec, os 30% restantes. A operação está prevista para ser concluída em dezembro deste ano, conforme estimativa da Itaúsa, e está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e ao cumprimento de determinadas condições previstas no acordo.

 O anúncio, feito hoje em evento na cidade de Tóquio, no Japão, destaca o objetivo da Itautec, que possui grandes empresas em sua carteira de clientes, como o próprio Itaú-Unibanco, e extensa rede de serviços em mais de 3,7 mil cidades, de conquistar maior participação no mercado de automação e serviços de TI por meio de um parceiro estratégico.

 A OKI é uma das maiores empresas de automação bancária do Japão, tendo como carro-chefe caixas de autoatendimento (ATMs) recicladoras de cédulas, e é uma das líderes nos mercados da China, Rússia e Indonésia. Segundo ela, o acordo com a Itautec é parte da estratégia de expansão das atividades em mercados emergentes, como os da América Central e do Sul. Em nota, ela também diz que pretende construir uma base sólida no Brasil, atuando com projeto, desenvolvimento, fabricação e oferta de serviços de manutenção de caixas eletrônicos.

 Após a conclusão da transação, a unidade de computação da Itautec, que também atua com a marca Infoway, será paulatinamente desativada. A companhia afirma que haverá cumprimento integral de todos os contratos e obrigações de fornecimento, manutenção e garantia dos equipamentos. O comunicado não diz se o acordo envolverá também a participação da Okidata, fornecedora de equipamentos e serviços de impressão no Brasil. 

Recentemente, a Itautec promoveu mudanças em sua diretoria executiva com a saída de Mario Anseloni. O executivo havia assumido a empresa em janeiro de 2010 e foi o responsável pela execução de uma grande reestruturação nas operações, que envolveu desde a expansão e a reordenação do portfólio, reforço da atuação comercial, melhorias na gestão até demissões de trabalhadores de sua fábrica em Jundiaí, além de “ajustes’” no quadro de funcionários. Saneada, a empresa agora pôde se desfazer de boa parte de seus ativos.
Fonte: tiinside 15/05/2013

  COMENTÁRIOS:

No seu site a ITAUTEC noticia o reposicionamento estratégico. Leia mais

 Itautec anuncia reposicionamento estratégico no mercado de TI 15/5/2013 

A Itautec, companhia fornecedora de soluções de automações bancária e comercial, microcomputadores e de serviços associados, anuncia hoje importante redirecionamento estratégico em sua atuação no mercado.

 Nas áreas de automações e serviços tecnológicos, a Itautec formalizou parceria estratégica com a OKI, uma das empresas líderes no segmento de manufatura de equipamentos de telecomunicações e tecnologia de informação no Japão, com atuação mundial, através da qual estabelecerá nova companhia de automação e serviços no Brasil. O anúncio está sendo feito hoje, em evento na cidade de Tóquio, Japão.

 A parceria anunciada tem como objetivo alcançar maior participação no mercado de automações e serviços de TI, através da combinação das tecnologias de ponta da OKI em automação, como ATMs recicladoras de cédulas, com a carteira de clientes, tecnologia e extensa rede de serviços da Itautec, a maior do Brasil e que atende mais de 3.700 cidades.

 Pelo acordo assinado hoje, as unidades de Automação e Serviços da Itautec irão compor nova empresa, que receberá aporte de modernas tecnologias da OKI para expansão destes negócios. OKI e Itautec terão participação de 70% e 30% da nova companhia, respectivamente. A concretização da operação, prevista para dezembro de 2013, depende da aprovação dos órgãos reguladores e do cumprimento de determinadas condições previstas no acordo.

 As unidades de Automação e Serviços da Itautec desenvolvem soluções para o setor bancário e para o comércio varejista, além de prestar serviços como manutenção de equipamentos e de computadores, inclusive garantias, atividades essas que serão mantidas na nova empresa.

 A unidade de computação da Itautec será paulatinamente desativada sem qualquer prejuízo ao cumprimento integral de todos os contratos e obrigações de fornecimento, manutenção e garantia dos equipamentos da marca Itautec/InfoWay, bem como o atendimento ao consumidor e os serviços associados a essa manutenção.

 A Itautec está satisfeita com a parceria com a OKI, que possibilitará acessar novos mercados e tecnologias, agregando valor para a empresa e melhoria de serviços aos clientes.

16 maio 2013



0 comentários: