14 maio 2013

IDC reduz projeções para gastos globais com TI em 2013

A IDC revisou hoje sua projeção de crescimento dos gastos globais com tecnologia da informação (TI) para 2013. A nova previsão é de um avanço de 4,9%, para US$ 2,06 trilhões, frente a estimativa anterior de uma expansão de 5,5% no período e abaixo do crescimento de 5,6% registrado em 2012. 

Como pano de fundo para a nova projeção, a IDC citou o ambiente de incertezas econômicas, expresso em fatores como a crise da dívida europeia. Sob esse cenário, a consultoria destacou que os fornecedores de TI tiveram mais dificuldade para fechar negócios no primeiro trimestre.

 Em comunicado, a IDC afirmou que valorização do dólar pode continuar a ter impacto negativo nas receitas de fornecedores de TI com sede nos Estados Unidos. Em 2012, os gastos com TI em dólares cresceram 2,9%, uma queda significativa em relação ao aumento de 9,5% em 2011. Com base na taxa média de câmbio do primeiro trimestre, a IDC prevê um crescimento de 4,2% dos gastos em dólares neste ano.

 Outro fator que fundamenta a nova projeção da IDC é a rápida deterioração das vendas de PCs, tendência que ganhou força a partir do segundo semestre de 2012. No novo relatório, a consultoria projeta que os gastos com PCs vão cair 3% em moeda constante, o que vai marcar o terceiro ano consecutivo de queda na categoria.

 Em contrapartida, a migração para os dispositivos móveis continua a ser um fator-chave para o crescimento dos gastos globais com tecnologia. Excluindo os celulares e tablets, os gastos mundiais com TI avançaram apenas 2,8% em 2012. Sob esse mesmo parâmetro, a previsão para este ano é de uma expansão de 2,6%. Já os gastos com smartphones vão crescer 17% em 2013, enquanto a estimativa para os tablets é de um avanço de 32%. O crescimento combinado de PCs e tablets, no entanto, permanece na faixa de 4% a 5%.

 No segmento de software, a IDC prevê agora um crescimento nos gastos de 5,6% em moeda constante, enquanto em serviços de TI, a projeção é de uma expansão de 3,8%. Já para os equipamentos de armazenamento, a estimativa é de um crescimento de 2,4% na receita em todo o mundo.

 A consultoria ressaltou ainda que mercados emergentes como a Brasil e a Índia continuam a ser os principais motores de crescimento dos gastos no setor, dando sequência a uma tendência que foi reforçada nos últimos meses de 2012.

Por outro lado, os gastos em mercados como a Europa ocidental, Japão e Estados Unidos têm sido inibidos pelo ambiente de instabilidades econômicas e políticas. “Nossas pesquisas confirmam que a demanda por produtos e serviços de TI continua forte, mas que as empresas têm sido forçadas, mais uma vez, a adiar novos projetos e investimentos frente aos longos ciclos de tomada de decisão e à falta de visibilidade em curto prazo”, afirmou Stephen Minton, vice-presidente global de pesquisas de indústria e tecnologia da IDC. Por Moacir Drska
Fonte: Valor Econômico 14/05/2013

14 maio 2013



0 comentários: