06 maio 2013

Governo da França impede aquisição de site local pelo Yahoo

O governo da França impediu a compra pelo Yahoo de US$ 200 milhões em ações do Dailymotion, site francês de vídeos. A alegação do Executivo francês para obstruir o negócio foi evitar o “controle americano de uma operação francesa”, conforme revelaram fontes ligadas ao assunto ao blog TechCrunch.

 Há algums semanas surgiram rumores de problemas de relacionamento entre a empresa de internet, em busca de capital, e o governo do país. O site pertence à Orange, operadora local que adquiriu 51% das ações do site, em fevereiro passado, por US$ 168 milhões. O problema é que o governo francês possui 27% dos papéis da operadora, por isso tem poder de influir nas deliberações da Orange.

 Segundo as fontes, o governo francês fez pressão justamente pela influência que tem por ser como um dos principais acionistas. O ministro de renovação da indústria da França, Arnaud Montebourg, teria tomado à frente na obstrução ao negócio porque a “Dailymotion é considerada uma companhia marcante na indústria de tecnologia nacional”. Popularmente, o site é conhecido como o “YouTube francês”, fazendo referência ao popular serviço de vídeos online do Google.

 Os envolvidos ainda mencionaram que o Dailymotion precisa levantar 50 milhões de euros para investir na modernização da plataforma. Agora, os executivos da companhia devem buscar investidores no mercado francês para evitar conflitos.
Fonte: tiinside 29/04/2013

06 maio 2013



0 comentários: