03 maio 2013

CPFL avalia aquisição de cooperativas de distribuição

Empresa já mantém negociações visando ampliar a sua base de ativos, afirmou o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Eduardo dos Santos Soares

A CPFL Energia avalia a aquisição de cooperativas de distribuição de energia elétrica próximas a suas áreas de concessão e já mantém negociações visando ampliar a sua base de ativos, afirmou o diretor de Desenvolvimento de Negócios da CPFL Energia, Eduardo dos Santos Soares.

 A RGE Energia, distribuidora do grupo que atua no Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, venceu o leilão de áreas de concessão nas cidades de Putinga e Anta Gorda realizado nesta sexta-feira, e agregará cerca de 1.500 clientes ao seu portfólio atual de 1,3 milhão de consumidores.

 A área de concessão era atendida pelo Departamento Municipal de Energia Elétrica de Putinga, da prefeitura da cidade.

 Como o departamento não possui a outorga do direito da concessão para exploração do serviço de distribuição, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou o leilão para regularizar o serviço nesses municípios.

 Sem previsão no curto prazo de novos leilões desse tipo, a CPFL já negocia com cooperativas que prestam serviço de distribuição de eletricidade em regiões próximas das suas áreas de concessão. 

"Estamos dispostos a manter essa linha de negociação... Hoje, nas áreas de concessão da CPFL Energia como um todo, há ativos elétricos que quando somados são comparáveis com a base de ativos que temos na RGE", disse à Reuters o diretor.

 "É quase como se tivéssemos mais uma grande distribuidora no grupo, claro que pulverizado", afirmou.

 Segundo o executivo, o modelo do setor elétrico tem um foco na redução do preço de energia elétrica para o consumidor (modicidade tarifária) e cada vez mais as empresas são pressionadas a melhorar a gestão.
 Assim, companhias pequenas --como cooperativas de distribuição de energia-- têm menos ganhos de escala e menor retorno do investimento, o que incentiva a consolidação no segmento.

No segmento de distribuição de energia, atualmente a CPFL está em processo de aquisição de ativos do Grupo Rede Energia e parceria com a Equatorial Energia, processo que deve durar até meados do ano.

Leilão de Putinga

 A RGE venceu o leilão de concessão de Putinga mas está em processo de negociação dos ativos com a prefeitura do município, que provia o serviço de distribuição de energia na região.

 "Tivemos o leilão da concessão, mas a CPFL ainda negocia a aquisição dos ativos locais", disse Soares.

 A expectativa é de que em 60 dias as negociações sejam concluídas e a área de concessão seja incorporada pela RGE.

 Segundo Soares, a tarifa média de energia dos consumidores de Putinga e Anta Gorda cairá e a qualidade de serviço vai melhorar com a incorporação à RGE. Anna Flávia Rochas, da REUTERS Fonte: exame 03/05/2013

03 maio 2013



0 comentários: