23 maio 2013

Albert Einstein se une a gigantes para levar mais tecnologia aos hospitais

Aliança estratégica com Totvs, Intel e Microsoft quer estimular o uso de sistemas de gestão em unidades hospitalares no Brasil

 O Hospital Israelita Albert Einstein, referência nacional na área de saúde, se uniu à três empresas de tecnologia – Totvs, Microsoft e Intel – para oferecer consultoria sobre as soluções oferecidas pelas companhias de tecnologia.

 O objetivo é facilitar a conversa com hospitais para que adquiram os produtos. A instituição de saúde tem um histórico extenso de implantação de programas. Divulgação Hospital dará consultoria às unidades que queiram implantar processos mais eficientes

A Totvs irá oferecer o sistema de gestão com prontuário eletrônico. A estrutura fornecida pela Microsoft fará o produto rodar na unidade. e a Intel fornecerá dispositivos que podem ser utilizados para melhorar a performance da solução.

 Uma das ferramentas que a Intel disponibilizará são tablets esterilizáveis, que fazem leitura biométrica, além de leitor de código de barras para agilizar a identificação de medicamentos.

 O grupo irá trabalhar para fornecer uma série de soluções para clientes até o final do ano. Somente a Totvs tem uma carteira com cerca de 400 unidades hospitalares, que são potenciais clientes dos novos produtos.

 A conversa sobre a parceria surgiu há cerca de um ano. "Nos encontrávamos em uma série de projetos e ficou nítido que poderíamos fazer mais", diz Nelson Pires, diretor do segmento de saúde da Totvs.

 "O hospital tem expertise no processo, e pode preparar outros hospitais para rodar os sistemas com maior produtividade. Hoje o principal entrave é customizar as soluções para cada unidade. Cada hospital tem um sistema e tem dificuldades em aderir aos processos", diz Pires.

 A consultoria, portanto, é peça-chave para introduzir mudanças e, com ela, o hospital tem reforço para escolher o sistema mais adequado, reduzindo custos desnecessários. Divulgação Nelson Pires, da Totvs: 400 clientes potenciais na carteira

As empresas se movimentam para aumentar sua participação em um segmento que tem comprado mais tecnologia nos últimos anos. Na Feira Hospitalar, a área dedicada à soluções de tecnologia registrou crescimento de 15% na edição de 2012.

 Além disso, o sistema de gestão na área de saúde é conhecido por ser mais complexo, o que demanda união de esforços.

 Ganhos de escala

 A parceria entre os quatro grupos irá permitir também ganhos de performance, e fazer com que as soluções possam ser implantadas tanto em pequenos quanto em grandes unidades hospitalares. O tamanho do mercado atinge 17 mil hospitais, divididos igualmente entre públicos, privados e mistos.

 "É um mercado de muitas oportunidades. No mundo, é uma das últimas indústrias baseadas em papel", diz Pires.

 O superintendente do Albert Einstein, José Henrique Germann, estima que 70% das informações estejam hoje armazenadas em equipamentos hospitalares, e não em um sistema de gestão.

 "Sempre estamos aprimorando nossos processos internos e queremos transmitir conhecimento para quem usa outros sistemas. Contabilizamos cerca de 400 processos novos apenas nos últimos três anos", conta Germann.

 Os primeiros passos para o uso da tecnologia em hospitais foram dados no início da década de 1970. Segundo a Sociedade Brasileira de Informação em Saúde (SBIS), no Brasil existem 7 mil instituições hospitalares. Dessas, apenas 19% estão informatizadas. Por Marília Almeida
Fonte:  iG 22/05/2013 

23 maio 2013



0 comentários: