23 abril 2013

Ex-presidente da Unica e Icone se unem à "nova" Agroconsult

Quase um ano após deixar a presidência da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank está se unindo ao empresário André Pessôa no comando da Agroconsult, que passa por um processo de reestruturação. O engenheiro agrônomo André Nassar, diretor geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), também desembarca como sócio na consultoria. 

Nassar leva consigo a atual equipe de pesquisadores do "think tank", que deixa de existir como entidade sem fins lucrativos. Até agora, o Ícone era mantido pela União Brasileira da Avicultura (Ubabef), a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e a Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), embora há pelo menos cinco anos realizasse projetos para empresas não-associadas.

 Pessôa, Jank e Nassar serão sócios em uma nova companhia, batizada de Plataforma.Agro, uma holding de participações sob a qual estarão outras cinco empresas. Essa holding terá 100% de participação em duas companhias, a Agro.Consult e a Agro.Icone.

 A Plataforma terá ainda uma fatia de 75% no Instituto de Pesquisa e Estudos Setoriais (rebatizado de Agro.Ipes), empresa fundada no ano passado e que tem como sócios o executivo Caetano Haberli e o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, e 70% de uma consultoria do setor pecuário, em sociedade com o analista Maurício Nogueira, ex-proprietário da Bigma, adquirida em outubro.

 A firma de consultoria também terá 50% das ações de uma empresa de geotecnologia batizada de Agro.Satélite, em sociedade com o pesquisador aposentado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Bernardo Rudorff.

 Segundo Pessôa, a aproximação com o Ícone começou ainda no fim de 2011 e ganhou força em meados do ano passado, quando Jank - que havia presidido o instituto entre 2003 e 2007 - deixou definitivamente a presidência da Unica. O executivo afirma que os novos sócios abrem caminho para que a empresa amplie o espectro de atuação e atenda a demandas em áreas como modelagem do uso da terra, sustentabilidade, marcos regulatórios, políticas públicas e relações comerciais - questões sobre as quais o Ícone se debruçava.

 "Vimos a oportunidade de desenvolver estudos mais abrangentes, com foco no longo prazo, e que exigiam um esforço coordenado. A gente sabia que as respostas que produzíamos isoladamente eram insuficientes para a compreensão do cenário atual", afirma Pessôa. Para Jank, o agronegócio deve passar por transformações expressivas nas próximas duas décadas, "com uma crescente interconexão entre as cadeias produtivas".

 Com a chegada dos novos sócios, a consultoria também espera ampliar a sua atuação no exterior, com a prospecção de clientes entre organizações multilaterais, bancos de fomento e investidores estrangeiros.  Valor Econômico
Fonte: suinoculturaindustrial 23/04/2013

23 abril 2013



0 comentários: