24 abril 2013

Etihad Airways compra 24% da Jet Airways por US$ 379 milhões

Com a transação, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos quer garantir presença no mercado indiano

A companhia aérea Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, anunciou hoje a compra de 24% da indiana Jet Airways em um negócio avaliado em 379 milhões de dólares.

 A investida garantirá à empresa o acesso ao mercado indiano, cujo número de passageiros deve aumentar para 42 milhões de pessoas nos próximos cinco anos. Se confirmada, a expansão representará uma taxa de crescimento de 10% ao ano.

 Pelo acordo firmado, a Etihad se comprometeu a injetar 220 milhões de dólares na Jet Airways. Deste montante, 150 milhões de dólares serão destinados ao programa de fidelidade da Jet, batizado de "Jet Privilege".

 Os 70 milhões restantes dizem respeito a um aporte já realizado em fevereiro deste ano, quando a Etihad desembolsou a quantia para comprar três pares de slots da companhia indiana no aeroporto de Heathrow, em Londres.

 Com a parceria, as empresas devem introduzir novas rotas entre Índia e Abu Dhabi. Juntas, Etihad Airways e Jet Airways possuem uma rede de 140 destinos.

 A transação também dá prosseguimento à estratégia da Etihad de adquirir participações minoritárias em outras empresas. A companhia detém fatias da Airberlin, Air Seychelles, Virgin Australia e Aer Lingus.

No Brasil, a companhia planeja operar a partir de 1º de junho, com voos diários e sem escalas de Guarulhos, em São Paulo, para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.  Por Marcela Ayres
Fonte: exame 24/04/2013

24 abril 2013



0 comentários: