03 janeiro 2013

Desinvestimento pelas empresas em 2013 será uma tendência

De acordo com relatório publicado nesta semana pela firma de análise PriceWaterhouseCoopers (pwc), uma das maiores tendências será o desinvestimento pelas empresas em 2013.

Para quem não conhece, desinvestir é um termo técnico usado para quando uma empresa se desfaz de um empreendimento ou bem. Seja ele uma fábrica, funcionários ou aparelhos.

 O termo tem sido uma pauta frequente em diversas companhias. É apontado que 30% das empresas de tecnologias da Fortune 1000, 75% delas afirmaram que nos próximos doze meses ocorrerá alguma ação de desinvestimento.

 Esta ação tipicamente ocorre por dois motivos: estratégia e obtenção de capital. Exemplos citados são: necessidade de dinheiro para investir em projetos de maior prioridade e remanejamento de bens para mudança ou retorno para um segmento o qual a empresa é conhecido.

 Outros motivos para tal ação também são apontados como a grande implementação de computação em nuvem, que tem ganhado força nos últimos anos.

 Muitos exemplos de desinvestimento já foram vistos durante 2012, como é o caso do Google que tem remanejado muitas de suas fábricas da Motorola para melhor consolidar a sua linha de produção. Também ocorre com a Nokia e a AMD, que tem diminuído tanto a sua produção como o seu quadro de funcionários para se manter com um bom capital de investimento no mercado.
Fonte: baboo 03/01/2013

03 janeiro 2013



0 comentários: