06 dezembro 2012

Cade aprova oito fusões e aquisições nesta quarta-feira

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu sinal verde a oito fusões e aquisições na sessão desta quarta-feira.

 Uma das decisões mais importantes foi a aprovação, sem restrições, do contrato entre Cosan e Shell que viabilizou a criação da "joint venture" Raízen.

 A venda de parte do portal iG para o grupo português Ongoing recebeu o aval do órgão antitruste, desde que as empresas alterem a cláusula de não-concorrência, ou seja, a parte do contrato que determina as condições para não haver competição entre os envolvidos na operação.

 Decisão semelhante foi dada à compra pela Amil da Saúde Excelsior, que atua no segmento de planos de saúde em Estados do Nordeste. O negócio foi anunciado em 2010 e é estimado em R$ 50 milhões. 

O Cade também aprovou a licitação em que a CCR, a Odebrecht e a Invepar ganharam a concessão da Transolímpica - via expressa na cidade do Rio de Janeiro (RJ) que ligará Zona Norte a Zona Oeste da cidade. A rodovia é parte das preparações para a Olimpíada de 2016.

 Dos 20 casos pautados, nove foram adiados. Entre eles está o negócio em que a Anhanguera Educacional comprou a Novatec e o Instituto Grande ABC de Educação e Ensino, mantenedoras da Faculdade Anchieta e Faculdade de Tecnologia Anchieta. A aquisição anunciada em abril do ano passado foi fechada em R$ 74,8 milhões.

 O órgão também adiou o julgamento do processo em que a Monsanto concedeu licenças para empresas desenvolverem e comercializarem variedades de sementes da soja Intacta RR2 Pro no Brasil. Essa tecnologia, desenvolvida pela Monsanto, protege a soja contra as principais lagartas que atacam esse tipo de cultivo.

 A compra pela Unimed Franca do controle do Hospital Regional de Franca (SP) e do seu plano de saúde, o "Regional Saúde" é outro caso adiado na sessão.

 Apenas dois casos passaram em bloco (sem discussão em plenário), sendo que um era um pedido de investigação de suposto cartel em postos de combustíveis de Palmas (TO) que foi arquivado. Thiago Resende | Valor
Fonte: Uol 05/12/2012

06 dezembro 2012



0 comentários: