30 outubro 2012

Saraiva tenta vender site e operação de comércio eletrônico, diz agência

A Saraiva, maior rede de livrarias do Brasil, está tentando vender suas operações de comércio eletrônico --que incluem seu site e seu segmento de livros digitais--, segundo a agência de notícias Reuters.

O objetivo da companhia, segundo três fontes do setor, é vender a plataforma on-line e focar em sua cadeia de 102 lojas físicas e em sua editora --negócios que têm margens de lucro maiores. Uma das fontes disse à Reuters que a companhia teria oferecido suas operações on-line a mais de uma rede varejista.

Outra fonte disse que a empresa vem se preparando para separar seu setor on-line já há algum tempo e se voltar à sua editora e às lojas físicas.

Procurada pela Reuters, a Saraiva informou que não comenta especulações de mercado.

COMÉRCIO ELETRÔNICO

A companhia conta atualmente com o maior acervo de livros digitais (e-books) do país --12 mil títulos nacionais-- e tem receita mensal de R$ 500 mil em livros digitais.

Embora respondam por uma pequena parcela das operações on-line da Saraiva, o presidente-executivo, Marcílio Pousada, disse recentemente que as vendas de e-books vêm ganhando impulso.

As vendas on-line respondem por cerca de 33% das operações de varejo da companhia, mas recuaram 6,4% no segundo trimestre ante igual período em 2011.

No início deste mês, em meio a notícias sobre o interesse da americana Amazon em adquirir o grupo brasileiro, a Saraiva informou estar atenta e disposta a avaliar oportunidades de negócios, mas adicionou não haver "negócio de qualquer natureza" que exigisse a divulgação de fato relevante.

À ESPERA DA AMAZON

A possibilidade de venda do negócio de comércio eletrônico da Saraiva surge no momento em que a Amazon se prepara para estrear no Brasil. A empresa americana tem planos de começar a comercializar livros digitais e seu leitor eletrônico, o Kindle, ainda neste ano no Brasil.

Segundo a Reuters, uma fonte próxima aos planos da Amazon no Brasil disse que a Saraiva procurou a companhia americana há algum tempo. Mas a fonte descartou que existam negociações em andamento atualmente e disse a Amazon mantém o plano original de crescer organicamente em mercados internacionais.

Outra fonte, no entanto, disse que há a possibilidade de a Amazon se unir a uma varejista local já consolidada para ganhar escala e evitar problemas logísticos. Para a fonte, o principal desafio para a Amazon será, inicialmente, superar o obstáculo das editoras. Ao adquirir as operações on-line da Saraiva, a Amazon encurtaria essa distância de forma significativa.

A terceira fonte consultada pela Reuters disse que o relacionamento da Saraiva com editoras e distribuidoras pode ser importante para a Amazon.

Procurado pela agência de notícias, o porta-voz da Amazon, Craig Berman, não quis comentar o assunto.
Fonte: Uol 30/10/2012

30 outubro 2012



0 comentários: