04 outubro 2012

Microsoft negocia compra de serviço de streaming de música

A Microsoft está negociando a compra da Rdio, serviço de streaming de música por assinatura com sede em São Francisco, na Califórnia. A plataforma disponibiliza cerca de 18 milhões de músicas, que podem ser ouvidas pela web ou por aplicativos de stmartphones e tablets. A informação é de pessoas ligadas à companhia na Europa ouvidas pelo site de notícias The Next Web.

 De acordo com o site, o negócio faz parte da estratégia divulgada pelo CEO da Microsoft, Steve Ballmer, de transformá-la em uma empresa de “serviços e dispositivos”. A ideia com a Rdio é substituir o atual Zune, a qual irá operar no console de videogame Xbox 360. Além disso, a Rdio será disponibilizada para dispositivos móveis equipados com o Windows Phone e computadores com o Windows 8, que chegam ao mercado no próximo mês.

 O serviço seria oferecido de maneira gratuita e a receita será proveniente de anúncios, ao contrário do modelo de negócio atual de pagamento mensal, sem qualquer tipo de publicidade. Além de acesso via web, a Rdio funciona com os sistemas operacionais iOS, Android, Blackberry e Windows Phone.

 A empresa enfrenta dificuldades para competir com a rival Spotify, pois a concorrente fechou parceria com o Facebook e, consequentemente, ampliou sua base de usuários. Assim, a venda da empresa passou a ser considerada crucial, de acordo com as mesmas fontes.

 Outra evidência de uma suposta negociação da Rdio é que seus fundadores, Janus Friis e Niklas Zennstrom, são os mesmos empreendedores do Skype, adquirido pela Microsoft no ano passado por US$ 8,5 bilhões. Assim, já existe uma aproximação entre os executivos.

 Aquisição 
 A Microsoft divulgou a compra da PhoneFactor, desenvolvedora de soluções para autenticação de usuário em dispositivos móveis via SMS ou aplicativos. O valor da aquisição não foi informado.

 Com a compra, o objetivo é implementar a autenticação aos clientes de serviços corporativos, por suportar proteção de softwares vendidos no modelo tradicional, chamado on-premise, ou até mesmo na nuvem. Entre eles, estão o Active Directory, Windows Azure Active Directory e o Office 365, segundo nota assinada pelo vice-presidente da divisão de servidores e ferramentas da fabricante do Windows, Bharat Shah, divulgada no blog da Microsoft.
Fonte: tiinside 04/10/2012

04 outubro 2012



0 comentários: