14 outubro 2012

Fundo dos EUA eleva oferta e Telefónica vende Atento

A Telefónica enviou comunicado, na sexta-feira, 12, à Comissão Nacional do Mercado de Valores da Espanha (CNMV), órgão equivalente à CVM no Brasil, informando que aceitou a oferta de compra da Atento, de 1,039 bilhão de euros, feita pelo fundo de investimento norte-americano Bain Capital, fundado pelo candidato a presidência dos EUA Mitt Romney.

 No início deste mês, a operadora anunciou que havia desistido de vender a empresa de call center e suspendido as negociações com a Bain Capital. A alegação era a existência de discrepâncias entre o preço oferecido e o valor pedido, e que portanto havia “decidido congelar a operação”.

 De acordo com a nota enviada ao órgão regulador financeiro, a transação será feita por meio de um pagamento posterior de 110 milhões de euros, condicionado a um crédito, de mesmo valor, da Telefónica ao fundo comprador. A empresa liderada por César Alierta explica no documento que "a operação faz parte da política de gestão proativa do portfólio de ativos da companhia e iniciativas para aumentar a flexibilidade financeira".

 Juntamente com a venda, foi realizada a assinatura de um contrato de prestação de serviços que estabelece a Atento, que emprega cerca de 154 mil pessoas em todo o mundo, como provedora do serviço de call center do grupo Telefónica, por um período de nove anos.

A Atento registrou faturamento de 1,802 bilhão de euros no ano passado e a dívida líquida em junho daquele ano era de 175 milhões de euros.

 A transação está sujeita, entre outras condições, às aprovações dos órgãos reguladores e está prevista para ser concluída até 31 de dezembro próximo, conforme informado pela empresa no comunicado à CNMV. A Telefónica diz no documento que utilizará os recursos para reduzir sua dívida, que no fim do primeiro semestre deste ano estava em 58,31 bilhões de euros.
Fonte: tiinside 13/10/2012

14 outubro 2012



0 comentários: