10 outubro 2012

Empresas dos setores de saúde e educação atraem interesse do exterior

Empresas dos setores de saúde e educação atraem interesse do exterior A aquisição da Amil pela americana UnitedHealth, na segunda-feira (8), mostra que o setor de saúde, ao lado do de educação, está hoje entre os mais cobiçados do país para investimentos de empresas e fundos estrangeiros.

 O aumento do emprego e da renda dos brasileiros, o que impulsiona a demanda por ensino e atendimento médico privados, e a fragmentação desses segmentos, com milhares de empresas concorrentes, são apontados por analistas como favoráveis a fusões e aquisições.

 Apenas no nicho de planos de saúde, competem hoje cerca de 1.600 companhias. E no de educação superior privada, eram 2.100 instituições em 2010 (dado oficial mais recente disponível).

 No ramo de saúde complementar, a compra da Amil por quase R$ 10 bilhões é só o início da consolidação de empresas de convênios médico-hospitalares e odontológicos. Para especialistas consultados pela reportagem, companhias regionais, principalmente do Norte e do Nordeste, deverão estar na mira de aquisições, tanto por estrangeiros quanto por locais, nos próximos dois anos. Grupos regionais também são o foco dos estrangeiros no ensino superior privado.

 Em julho, a americana Laureate International Universities, que tem 675 mil alunos em 28 países, comprou o Cedepe, uma das principais escolas de MBAs do Nordeste, por valor não divulgado. Foi a décima primeira instituição brasileira adquirida pela Laureate, que já atende 126 mil estudantes no país. A primeira a ser comprada pela rede dos EUA foi a Anhembi Morumbi, em 2005, por US$ 69 milhões.

"O governo brasileiro tem iniciativas importantes para aumentar a inclusão no ensino superior, como o Prouni, o que favorece os investimentos", diz José Roberto Loureiro, vice-presidente de operações da Laureate Brasil. "Além disso, a mobilidade social no país é grande e a participação de jovens na universidade ainda é considerada baixa."
Fonte:jornalfloripa 10/10/2012

10 outubro 2012



0 comentários: