30 outubro 2012

Disney compra Lucasfilm e continuará a saga de Guerra nas Estrelas

O gigante do entretenimento Walt Disney Co anunciou a compra por pouco mais de 4 bilhões de dólares da produtora Lucasfilm, dona de "Guerra nas Estrelas" e o lançamento, em 2015, do sétimo episódio da saga, em um comunicado divulgado nesta terça-feira.

A compra, por 4,05 bilhões de dólares, "combina um dos melhores portfólios do mundo, incluindo Star Wars, e uma das maiores franquias familiares de entretenimento de todos os tempos, com a criatividade única e incomparável da Disney," disse o presidente da Disney, Robert Iger.

A Disney prevê pagar cerca da metade do total em dinheiro e o restante com 40 milhões de títulos que serão emitidos no momento de encerrar a operação.

A Lucasfilm é a produtora fundada por George Lucas, o criador e diretor do épico que estreou em 1977 e tornou Harrison Ford conhecido. "O lançamento de 'Star Wars Episode 7' está previsto para 2015, e espera-se que mais filmes deem continuidade à saga de Guerra nas Estrelas e façam a franquia crescer", escreveu Walt Disney Co em comunicado enviado de Burbank (leste de Los Ángeles). "O tamanho e a experiência da Disney dá a LucasFilm a oportunidade de abrir novos caminhos para os filmes, a televisão, os meios interativos, os parques temáticos, o entretenimento e os produtos de consumo", considerou o próprio Lucas, que até agora possuía 100% da empresa.

A saga de Guerra nas Estrelas teve duas trilogias: três filmes lançados entre 1977 e 1983 e outros três entre 1999 e 2005. Juntos, os seis filmes arrecadaram cerca de 4,4 bilhões de dólares nas bilheterias de todo o mundo nos últimos 35 anos e oferecem "um universo virtualmente ilimitado de personagens e histórias", disse a empresa. "Para mim, é tempo de passar Guerra nas Estrelas a uma nova geração de diretores. Sempre acreditei que Guerra nas Estrelas sobreviveria a mim e penso que é importante iniciar a transição enquanto estou vivo", afirmou.

A produtora Kathleen Kennedy, que foi por muito tempo a mão direita de Steven Spielberg e atualmente é chefe executiva da Lucasfilm, sucederá Lucas na direção da empresa e se reportará ao presidente da Walt Disney Studios, Alan Horn. A Disney já realizou grandes operações deste tipo no passado, como a compra da empresa de animação Pixar e a de histórias em quadrinhos Marvel Entertainment.
Fonte: Uol 30/10/2012

30 outubro 2012



0 comentários: