08 outubro 2012

5 aquisições recentes de empresas de saúde no Brasil

Negócios no setor estão em alta, diante do avanço da classe média

Serviços de saúde: setor vem atraindo fusões e aquisições

Nos últimos meses, as empresas de saúde do Brasil movimentaram, pelo menos, cinco fusões e aquisições. De laboratórios a planos de saúde, os negócios no setor são impulsionados pelo avanço da classe média, que vem sustentando a expansão do mercado.

Veja, a seguir, quem foi notícias nos últimos tempos:

 Amil é comprada pela UnitedHealth 

 A UnitedHealth, maior empresa de planos de saúde dos Estados Unidos, acertou a compra de 58,9% da Amil por 6,5 bilhões de reais. A nova controladora da brasileira deve fazer, ainda, uma oferta pelas ações da Amil em circulação no mercado.

 Se o plano for adiante, a empresa deverá pagar mais 3,4 bilhões de reais pela companhia brasileira. O fundador da Amil, Edson Bueno, e sua sócia Dulce Pugliese, deverão continuar com uma fatia de 10% da empresa pelos próximos cinco anos.

 Odontoprev e Fleury compram Papaiz 

 A Papaiz, rede de diagnósticos por imagem com oito unidades em São Paulo, foi comprada em setembro pela Odontoprev e pela Fleury. O valor da transação não foi divulgado.

 Pelo acordo, a Fleury ficará com 51% da empresa, e a Odontoprev, com os outros 49%. Em comunicado na ocasião, a Odontoprev justificou a compra, lembrando a posição estratégica da Papaiz no mercado de diagnósticos odontológicos.

 Profarma compra a Arpmed 

 No final de julho, a Profarma comprou 80% da Arpmed por 14,3 milhões de reais. A nova controlada é especialista na distribuição de medicamentos de alto valor agregado, e sua compra foi apresentada pela Profarma como uma complementação de seu próprio negócio de distribuição de remédios e produtos de higiene pessoal.

 No ano passado, a Profarma faturou 2,8 bilhões de reais. Já a Arpmed teve receita bruta de 86 milhões de reais.

 Cristália compra Sanobiol 

 Em meados de junho, a farmacêutica Cristália comprou o laboratório Sanobiol por 100 milhões de reais. A aquisição permitiu à Cristália entrar no mercado de soro.

 No ano passado, a empresa faturou 670 milhões de reais. Seu objetivo é chegar a 1 bilhão de reais neste ano. Já a Sanobiol faturou 70 milhões em 2011.

 Belga UCB compra Meizler Biopharma 

 No último dia de maio, a biofarmacêutica belga UCB anunciou a compra de 51% da brasileira Meizler Biopharma por um valor não divulgado. O foco de atuação da Meizler é o desenvolvimento de terapias para o sistema nervoso central e imunológico.

 No ano passado, a Meizler apresentou uma receita equivalente a 38 milhões de euros. Por Márcio Juliboni. Leia mais
Fonte: Exame 08/10/2012

08 outubro 2012



0 comentários: