04 setembro 2012

Campari compra fabricante de rum jamaicano por US$ 414,7 milhões

A fabricante italiana de bebidas Gruppo Campari anunciou ontem que assinou acordo para adquirir 81,4% da empresa jamaicana Lascelles de Mercado & Co. (LDM). O negócio é orçado em US$ 414,7 milhões e deve ser concluído no quarto trimestre de 2012. A aquisição marca a entrada da empresa na categoria de rum, reforçando seu segmento de destilados. Trata-se da terceira maior aquisição na história da Campari, após as compras da Skyy Spirits e da Wild Turkey.

 O acordo é parte da estratégia de internacionalização da companhia, que visa ao crescimento dos negócios fora da Itália. "A entrada das renomadas marcas de rum Appleton, Wray & Nephew e Coruba bem como o portfólio de marcas locais jamaicanas nos ajudará a construir ainda mais a nossa presença em mercados da América do Norte, enquanto estabelece os alicerces para o futuro crescimento internacional na crescente e importante categoria de Rum Premium", afirmou o CEO do grupo, Bob Kunze-Concewitz, em comunicado.

 Segundo a Campari, nos últimos 12 meses, encerrados em 30 de junho de 2012, a LDM alcançou um total de vendas "pro-forma" de US$ 277 milhões e um Ebitda "pro-forma" de 27,7 milhões. O valor de aquisição corresponde a 15 vezes o Ebitda da empresa adquirida.

 O negócio inclui instalações agrícolas, como plantações de cana de açúcar, duas destilarias, uma fábrica de açúcar, nove fazendas e 18 depósitos, todos localizados na Jamaica, além de um estoque de rum envelhecido. Também estão incluídas operações comerciais locais de armazenamento, vendas, marketing e distribuição.

 Nos primeiros seis meses de 2012, a Campari registrou lucro líquido de 77,9 milhões de euros (US$ 95,2 milhões), com crescimento de 3,5% sobre igual período do ano anterior. As vendas da empresa cresceram 5% no mundo, neste período.

 Brasil

 As vendas da Campari no Brasil registraram queda de 14,2% no primeiro semestre, segundo a empresa, devido à queda no consumo de bebidas no País. A companhia anunciou recentemente o reposicionamento da marca de conhaque Dreher e lançou no mercado nordestino o uísque Old Eight Coco. Fonte: DCI 04/09/2012

=====================
  COMENTÁRIO:               


04 setembro 2012



0 comentários: