21 agosto 2012

Tecnologia para o mercado carioca

As tecnologias aplicadas à comunicação de voz, dados e imagens a distância, os sistemas de gestão – de processos e pessoas –, os aplicativos de segurança lógica e as soluções que favorecem a computação na nuvem, armazenamento e recuperação de grandes volumes de dados são os produtos mais comercializados, atualmente, no mercado carioca. Eis a conclusão apresentada durante a 8ª Expedition, evento promovido pela Associação Brasileira dos Distribuidores de TI (Abradisti), que recebeu, num hotel carioca, na região central da cidade, 500 revendas e, aproximadamente, mil profissionais do setor.

Os relatórios mostram, ainda, que, assim como no Brasil inteiro, quem manda no mercado carioca de produtos e serviços de TIC e telecomunicações são as revendas especializadas. Braço direito das grandes marcas, Brasil afora, elas já representam 70% das receitas geradas pelas empresas de distribuição, cujo faturamento, em 2011, chegou a R$ 12,4 bilhões, valor que cresce cerca de 20% este ano, com os produtos de hardware representando mais 80% do total. O setor emprega, atualmente, cerca de 10 mil pessoas.

 O bom desempenho das revendas de TIC e telecom se deve, além da própria robustez da economia brasileira, à redução da ilegalidade na distribuição dos produtos. No caso dos notebooks, hoje, apenas 5% são comercializados no mercado paralelo, contra 23% há três anos. A ilegalidade na distribuição se mantém, agora, basicamente, quando se trata de novidades. Exemplo clássico são os tablets, cuja venda ilegal saltou de 5%, em 2011, para 27%.

 No Rio de Janeiro, hoje, os grandes motores do mercado de TI e telecomunicações, de acordo com as conclusões do encontro, são a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Mas, acima de tudo, o Pré-Sal, que, além de TIC sob medida, segundo palestra do consultor Aly Baddauhy Jr., especializado em relações interpessoais e liderança no ambiente de trabalho, vem determinando enorme corrida à formação de profissionais de nível técnico, altamente qualificados. Na opinião dele, o caminho, para isso, é a humanização dos processos de formação, treinamento e gestão de pessoas, que não são eficientes quando se limitam à questão puramente técnica.

 Um dos roadshows mais antigos do segmento de distribuição, este ano, o Expedition debateu aqueles que, segundo os organizadores, são hoje os principais conceitos no mercado de revendas de TI: “Vendas + Tributos + Pessoas = Sucesso”, tema do encontro. O evento, que deverá visitar outras sete cidades, até o final do ano, também conta com a presença do jurista Halim José Abud Neto, da Abradisti, dando dicas sobre como reduzir o impacto da tributação nos negócios, e do especialista em marketing, Ciro Bottini, apresentador do ShopTime, que, em tom bem-humorado, aconselha sobre como melhorar o desempenho das vendas para cumprir aquele que, segundo ele, representa, hoje, o maior desafio: reter e estimular a fidelidade no cliente.
Fonte:Decision Report 20/08/2012

21 agosto 2012



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